[Resolvido] Algumas dúvidas de um novato

_Osiel_
editado abril 2020 em Workstation

Olá pessoal resolvi colocar o fedora como minha distribuição principal depois de ter passado alguns ano no Arch e no KdeNeon, eu coloquei a versão Beta 32 Workstation no meu notebook e aí pintou umas dúvidas.

A questão de atualização do Fedora funciona no estilo rolling release ou somente uma versão chamada rawhide que funciona nesse formato(isso ainda não esta claro para mim)?

Essa versão beta 32 era para ter o lançamento oficial hoje e eu vi aque adiaram para semana que vem, quando sair eu consigo fazer atualização do beta para a 32 oficial?

Uma outra questão é que uso muito fone bluetooth e percebi que o som sai pipocando no youtube e deezer, é a mesma sensação de estar vendo um vídeo e entra a ampulheta de carregamento, porém o som continua mas pipoca até estabilizar... Descarto o fone por que em outros sistemas funciona normal como no android e também não é o note por que usava outro sistema antes do Fedora e funcionava, me parece ser um problema do Gnome alguém tem ideia?

Eu trabalho com dual monitor por acaso tem alguma coisa que faça as áreas laterais (área de trabalho que aparece do lado direito) aparecerem nos dois monitor ou configurar para cada monitor ter seu menu? Tentei usar uma extensão chamada Mult Monitor ADD-On porém ela fica com exclamação e não carrega.

Por hora é isso e obrigado...

Comentários

  • leandroramos
    editado abril 2020

    Olá. Sobre a atualização, não precisa instalar a 32 novamente, você já estará com ela.

    Sobre as áreas de trabalho: instale o pacote gnome-tweaks, abra o programa (tweaks na busca) e vá na aba espaços de trabalho, escolha para aparecer nos outros monitores.

    Sobre os fones: pode mandar um print dos dispositivos de saída nas configurações de som?

    Ah, e sobre as releases, sai uma a cada seis meses, mas cada uma delas tem 13 meses de suporte, e vc pode atualizar de uma versão para outra sem reinstalar. O Rawhide só recomendo se você souber resolver eventuais problemas.

    Abraço.

  • _Osiel_
    editado abril 2020

    Sobre a configuração do tweaks. Continua com o mesmo comportamento. Eu vi um post que não é recomendado usar o Fedora em notebook Dell(vi depois que instalei, não sabia dessa limitação) e que contenham placas híbridas que no meu caso estou em um Dell com placa híbrida Intel/AMD, seria isso?

    E sobre a configuração do som

  • Osiel desculpe pela demora. A configuração dos espaços de trabalho é essa mesmo. Mas sobre o som eu não consigo ter ideia do que seja agora, vou ver se alguém do grupo no Telegram passou por algo parecido.

  • leandroramos obrigado pela resposta. Essa questão do som é bem desconfortável diria até irritante rsrsrs... Sobre a questão do notebook ser híbrido sabe de alguma coisa pois estou indo para o terceiro dia de uso e o problema que tive foi essa questão do monitor e dá pau quando troco o tema dos ícones, mas resolvi por enquanto deixando o default, talvez seja algo do beta, fora isso configurei meus aplicativos de boa... Menos também um de colorPick pois não aceita o wayland e estou tentando achar um compatível.

  • Osiel eu passei o caso para o pessoal do grupo, no Telegram. Espero que possam te ajudar melhor do que eu :)

    O grupo é https://t.me/comunidadefedorabrasil

  • Gideon
    editado abril 2020

    Osiel disse:
    leandroramos obrigado pela resposta. Essa questão do som é bem desconfortável diria até irritante rsrsrs... Sobre a questão do notebook ser híbrido sabe de alguma coisa pois estou indo para o terceiro dia de uso e o problema que tive foi essa questão do monitor e dá pau quando troco o tema dos ícones, mas resolvi por enquanto deixando o default, talvez seja algo do beta, fora isso configurei meus aplicativos de boa... Menos também um de colorPick pois não aceita o wayland e estou tentando achar um compatível.

    Boa noite Osiel, sobre o seu problema com o som do seu headset. Uma sugestão, vc pode instalar o pavucontrol (sudo dnf install pavucontrol), esse aplicativo tem mais opções para gerenciar os dispositivos de áudio. Nele vc pode ir na aba configurações e verificar se há mais opções para o seu headset ou dispositivo de áudio, se houver faça alguns testes para ver se resolve.

    Quanto ao comportamento do gnome na aparência em multimonitores e compatibilidade de aplicativos com wayland. Sugiro que esperimente rodar o gnome sobre o xorg. Para isso, vá na tela de login, ao lado do botão de entrar deve ter um ícone de engrenagem, clicando nele vc encontrará a opção "gnome sobre xorg". Essa opção talvez resolva a questão do som tbm.

  • Sobre o pavucontrol não tinha nehuma configuração avançada que resolvesse o problema, nessa questão vou continuar a saga de procurar uma solução pois nada me tira da cabeça que é algo do Gnome pois no Kde não tenho esse problema.

    Sobre habilitar o xorg eu já até tinha feito isso mas ficou muito instável rsrsrs. Vou continuar no wayland pois quero aproveitar tudo que é padrão da distro para ter uma melhor experiência, então também vou continuar a procura de aplicativos do tipo color pick que seja compatível com o wayland...

    Agradeço toda ajuda fornecida e vou continuar postando rsrsrs... Pois acabou de surgir uma nesse momento mas antes vou pesquisar se alguém já respodeu....

    Abraços