[DICA] Meu pós-instalação do Fedora Silverblue 32

leandroramos
editado abril 2020 em SilverBlue

Olá, pessoal! O título do artigo foi escolhido por se tratar das minhas configurações de pós-instalação do Fedora Silverblue 32. Não é um tutorial sobre configurações gerais, mas sim as coisas que eu faço para melhorar o meu uso do sistema. Claro que no meio do artigo vocês podem encontrar informações úteis para o seu uso do sistema também.

Configurações da GNOME Software

Repositórios de terceiros

No topo da GNOME Software, acima do banner de apps em destaque, aparece uma mensagem oferecendo a habilitação de repositórios de terceiros diversos, como Google Chrome, Drivers NVIDIA entre outros. Eu não uso, então não vou habilitar.


No menu, no canto superior direito, podemos escolher o item Repositórios de programas, que nos permite instalar, habilitar e desabilitar repositórios de programas. Eu não vou habilitar repositórios adicionais, mas vou desabilitar o repositório Fedora 32 openh264 (From Cisco) - x86_64, pois não vou usar programas que dependam dos codecs que vem nele.

Dica: Se vocês precisarem dos repositórios de terceiros, podem instalar pela GNOME Software. Os repositórios são os seguintes:

Preferências de atualização

No mesmo menu existe um item chamado Preferências de atualização, onde podemos escolhes se queremos atualizações automáticas e avisos de atualização automática. Eu desabilito ambos. Mais uma vez: adaptem às suas necessidades.

Para atualizar o sistema, prefiro usar o terminal:

flatpak update
rpm-ostree upgrade

Remoção de alguns apps GNOME

Vou remover alguns apps do GNOME que não uso, são eles:

  • Calculadora do GNOME
  • Caracteres do GNOME
  • GNOME Mapas
  • Meteorologia
  • Relógios do GNOME


Adição de repositórios Flatpak

Vou adicionar alguns repositórios de flatpaks:

  • Flathub
  • GNOME Nightly

No terminal (reparem no parâmetro --user, vou adicionar os repositórios apenas para o meu usuário):

flatpak remote-add --user --if-not-exists flathub https://dl.flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
flatpak remote-add --user --if-not-exists gnome-nightly https://nightly.gnome.org/gnome-nightly.flatpakrepo

Instalação do Firefox do Flathub

Eu vou instalar o Firefox do repositório Flathub, pois o do Fedora não vem com os codecs que eu preciso.

flatpak install --user flathub org.mozilla.firefox

Remoção do Firefox do Fedora

Eu vou remover o Firefox que vem com o Fedora Silverblue 32, que é instalado através do rpm-ostree. Para usá-lo com os codecs que eu preciso, eu precisaria adicionar o repositório rpmfusion free e instalar o pacote ffmpeg. Mas como a ideia é usar flatpaks, vou ficar com o do flathub que já vem com as coisas que eu preciso.

Não é possível remover o programa usando a GNOME Software, pois ele faz parte da base do sistema. Vou usar o rpm-ostree para isso.

rpm-ostree override remove firefox

Obs.: Será necessário reiniciar a máquina a cada alteração feita com o rpm-ostree para que o sistema faça o boot com a nova base sem o Firefox.

Vou reiniciar o sistema com systemctl reboot.

Instalação de programas com rpm-ostree

Vou precisar de alguns pacotes rpm para algumas atividades. Vou procurar fazer apenas uma instalação com o rpm-ostree para fazer menos reboots. Mas não terei problemas se precisar recorrer a isso novamente.

Eu procuro manter programas gráficos instalados em Flatpak e programas CLI instalados com rpm-ostree ou, preferencialmente, pela Toolbox (assunto para outro post). No entando, o programa GNOME Tweaks será instalado pelo rpm-ostree por não estar disponível em Flatpak. Eu poderia personalizar o GNOME pela linha de comando, usando o gsettings, mas prefiro usar o GNOME Tweaks para isso.

rpm-ostree install \
vim          \
htop         \
zsh          \
gnome-tweaks 

Obs.: Vou precisar fazer outro reboot para subir o sistema com os novos pacotes na camada.

Instalação dos programas que preciso

Vou instalar os programas que preciso, alguns do Flathub e outros do GNOME Nightly (GNOME Builder e GNOME Web).
Eu prefiro usar o terminal para buscar, instalar e atualizar meus programas, porque já sei quais programas preciso instalar. Vocês podem usar a GNOME Software se quiserem, mas eu vou usar o terminal:

Programas do Flathub

flatpak install flathub              \
org.libreoffice.LibreOffice          \
org.inkscape.Inkscape                \
org.gimp.GIMP                        \
io.github.celluloid_player.Celluloid \
org.codeblocks.codeblocks            \
org.remmina.Remmina                  \
io.dbeaver.DBeaverCommunity          \
org.gnome.Music

Programas do GNOME Nightly

flatpak install gnome-nightly \
org.gnome.Epiphany            \
org.gnome.Builder

Ajustes de aparência e performance

Como possuo um laptop muito fraco, faço diversas otimizações para obter mais performance no sistema. As otimizações são as mesmas que fiz em outro post, exceto pela remoção da GNOME Software, que nao é possível por fazer parte da base do Fedora Silverblue (sim, eu tentei e obtive um erro hehe). Vou mostrar as coisas que faço de forma bem resumida.

Como bônus, vou mostrar os comandos que eu usaria no gsettings se não fosse usar o GNOME Tweaks.

Ajustes no GNOME Tweaks

Desativando as animações

gsettings set org.gnome.desktop.interface enable-animations false

Desativando as extensões

gsettings set org.gnome.shell disable-user-extensions true

Ajustando o tamanho das fontes

A resolução da minha tela é baixa (1366x768), então eu diminuo a escala dos textos:

gsettings set org.gnome.desktop.interface text-scaling-factor 0.85

Ajustes no GNOME Control Center

Desativando a pesquisa

Desativando a pesquisa, o GNOME Shell fará pesquisas somente na lista de programas instalados.

gsettings set org.gnome.desktop.search-providers disable-external true

Limitando o número de espaços de trabalho

Espaços de trabalho estáticos:

gsettings set org.gnome.mutter dynamic-workspaces false

Limitando o número de espaços de trabalho para apenas dois

gsettings set org.gnome.desktop.wm.preferences num-workspaces 2

Removendo o serviço da GNOME Software (e outros) da inicialização

Atenção: Não mexam nesses arquivos se não souberem bem o que estão fazendo, vocês podem encontrar a "tela cinza da morte" do GNOME.

sudo rm \
/etc/xdg/autostart/gnome-software-service.desktop \
/etc/xdg/autostart/spice-vdagent.desktop \
/etc/xdg/autostart/vboxclient.desktop \
/etc/xdg/autostart/vmware-user.desktop

O que vem a seguir?

Nos próximos posts, pretendo mostrar como configurar um ambiente de desenvolvimento web no Fedora Silverblue. Até a próxima, pessoal!