Instalação do Diagrams (antigo Draw.io) no Fedora 32

O Diagrams, conhecido antes como Draw.io, é um software open source para criação de diagramas diversos que vão de coisas básicas até estruturas mais complexas, de forma bem ilustrada e simples graças as formas disponíveis por padrão que atende uma grande variedade de segmentos, como redes, nuvem, UML e etc. A ferramenta está disponível no site https://www.diagrams.net e pode ser utilizada via navegador, instalado localmente ou até mesmo através um container.

Download e instalação

O download pode ser feito pelo próprio site do Diagrams clicando no botão Download que irá direcionar para a página da ferramenta no GitHub para selecionar o pacote adequado para plataforma que está sendo utilizado. O Diagrams está disponível para Linux, Mac, Windows e até mesmo como uma extensão do Google Chrome.

Para Linux, estão disponíveis diversos formatos de instalação como DEB, RPM, Snap, AppImage e também via Flatpak no catálogo do Flathub.

Instalação via loja de aplicativos

A instalação utilizando a loja de aplicativos da distribuição consiste em baixar o arquivo DEB ou RPM e dar um duplo clique .

Instalação do pacote RPM via CLI

A instalação do pacote RPM pode ser feita de duas maneiras: através do RPM Package Manager (comando rpm [OPTIONS...]) ou através do DNF (comando dnf [options] COMMAND).

RPM Package Manager

$ sudo rpm -Uhv https://github.com/jgraph/drawio-desktop/releases/download/v13.3.5/draw.io-x86_64-13.3.5.rpm

Caso já tenha o arquivo RPM baixado:

$ sudo rpm -ihv caminho/para/arquivo/draw.io-x86_64-13.3.5.rpm

DNF

$ sudo dnf install https://github.com/jgraph/drawio-desktop/releases/download/v13.3.5/draw.io-x86_64-13.3.5.rpm

Caso já tenha o arquivo RPM baixado:

$ sudo dnf install caminho/para/arquivo/draw.io-x86_64-13.3.5.rpm

Depois dessa instalação já é possível utilizar a ferramenta sem a necessidade de abrir o navegador e a conexão com a internet para utilizar os recursos.

Primeira tela após abrir o Diagrams

O Diagrams com certeza trará uma ótima experiência de uso para criação de documentações gráficas seja para os estudos ou no trabalho, a ferramenta tem capacidade de atender ambas as necessidades.