Mangohud 0.5.1-xxx não funciona no Lutris e Steam com jogos 32 bit no Fedora xx

tuxter
editado setembro 2020 em Games

A algum tempo venho passando por uma situação inusitada no meu sistema, o mangohud simplesmente não funcionava com alguns games a algum tempo, e por comodismo fui deixando, resolvi ir atras da solução, nem os devs ainda estavam cientes do problema e me ajudaram na solução, aparentemente o problema esta na versão 0.5.1-xxx, enquanto não temos uma possível correção vamos a solução do problema.

Consideremos que vc ja tenha o Mangohud no sistema, caso não tenha ja esta disponível no RPMfusion, so rodar um "dnf install mangohud".
Baixe o arquivo vkcube32 descompacte e rode no terminal com o comando "mangohud ./vkcube32"

o resultado tem que ser o da imagem abaixo:

caso não apareça vc tem problemas com a versão 32bit, enquanto não temos uma possivel solução tem um repositorio copr disponivel com as libs especificas para a correção do problema no link abaixo:

https://copr.fedorainfracloud.org/coprs/sentry/mangohud-i386/

use por sua conta e risco, estou utilizando sem problemas no momento.
recomendo remover a versão instalada do mangohud e instalar os 2 pacotes abaixo para resolver o problema.
$ sudo dnf install mangohud mangohud.i686

  • Disponível para o Fedora 33, porem tem que ser instalado o pacote x86 presente no rpmfusion primeiro, basta executar um comando por vez apos adicionar o repositório:

$ sudo dnf install mangohud
$ sudo dnf install mangohud.i686

apos isso é so tentar o procedimento acima para testes em 32bit, para 64 bit pode fazer os testes com os comandos " mangohud glxgears" e "mangohud vkcube".
Caso o comando vkcube apareca algum erro é necessário ter instalado o pacote vulkan-tools.