[Resolvido] - Compartilhamento de arquivos Windows para Fedora 29
Estou tentando acessar uma pasta do servidor Windows servidor 2012 pela rede estão em faixa de ip 192.168.60.4 o meu terminal esta em outra faixa de ip 192.168.1.25 . Geralmente quando eu usava windows eu so usava o \192.168.60.4 onde aparecia o usuario e senha, quando eu tentao acessar pelo fedora 29 pelo smb://server@192.168.60.4/ ele pede o dominio e senha quando eu ponho não acessa a pasta e não aparece mensagem error de login ou senha no meu fedora 29.
Comentários
-
Ja tentou logar dominio\user? ex: srvfedora\cristiano
0 -
Alem do item mencionado a cima.
Qdo vc insere usuario e senha, vc diz que nao da erro neh. Porem ele pede usuario novamente ou abre a pasta vazia?Pois se abrir vazio, pode ser encoder de caracteres.
Win usa iso8859-1 ao invés do UTF-8 usado no linux.0 -
Ele pede Domínio e a senha novamente, porem parece o loop infinito.
O entranho que eu ping da rede ta normal, está acessando o servidor windows server 2012 normal, mais não loga com domínio e a senha, quando preencho o campo, volta o SAMBA e pede a senha ou pode ser eu que devo ta fazendo uma coisa errada, Como eu iniciei no fedora a 7 dias.0 -
ok ok qual o nome do dominio? tem que colocar dominio\usuario
0 -
Quando ponho dominio\usuario também não da erro e não aparece mensagem de erro.
Fica assim mais 10 minutinho e volta SAMBA e não loga.
Desculpa meu patrão pediu para tirar a foto.0 -
você já pingou para esse domínio? outra coisa, no lugar do dominio, coloca o ip. Veja no que dá.
0 -
A mesma coisa sem mensagem de erro. caso se quiser conectar no meu pc para poder mostrar.
Mande no privado.0 -
Coloca o nome do servidor no lugar do dominio. Faz um teste ai.
0 -
Outro teste, abre uma pasta comum.
Onde fica o caminho da pasta, apaga e digita \ip_servidorApenas o ip. To achando estranho ele pedir dominio e nao usuario na foto ai.
0 -
Sim já pinguei no domínio e ta normal, fiz o teste também chacal sem erro volta para essa tela sem mensagem de erro.
0 -
algo não esta correto no AD. Maquina Windows consegue logar?
0 -
o Windows server loga normal no fedora 29, o problema mesmo que o fedora não loga no windows server 2012 que os técnico que esta aqui na empresa que meche com linux também não viu isso que está acontecendo, sem erro de log.
0 -
Fiz uma chamada com ele, por enquanto o problema persiste.
Mto estranho, vou documentar aqui p/ ajudar a entender.Não sei como esta do lado windows.
**No fedora.: **
Esta instalado o samba, normal. Tem todos os pacotes que a minha maquina possui tmb.
Apesar do cliente samba não precisar desativar firewall e selinux, foi desativado p/ testes.
Não achei nenhuma informação no arquivo de log.
Ele testou inserindo o nome do dominio\usuario. E de fato não apresenta nenhum erro.Abrindo uma pasta local e pesquisando o servidor ... ai sim é acusado mensagem de erro. Informando que não foi possivel listar as pastas do servidor.
Compartilhei a tela aqui com ele, acessei um servidor de arquivos da minha empresa normal. Só que lá é linux né rsrsrs diferença é essa. Mas foi p/ mostrar que é simples.
É isso pessoal.
0 -
Fiz um teste aqui na rede.
Em um windows server 2008, compartilhei uma pasta chamada comp.
Caminho.: C:\compNo cliente, estou usando Fedora 29 com KDE Plasma.
Fiz o acesso normal, inserindo o endereço e pasta compartilhada no endereço do dolphin.
"\192.168.1.5\comp"Em nome de usuário, como este servidor não esta em domínio, deve ser inserido o nome do servidor e usuário local do mesmo.
"FMN-Billing\Administrador"
Obs.: Não precisa ser o Adminstrador, pode ser qualquer outro que tenha acesso ao compartilhamento.Acesso normal, desta forma.
===============================================================
Somente não acessa, apresentando o mesmo erro visto na maquina dele. Qdo inserido o endereço do servidor sem informar a pasta compartilhada. Conforme imagem abaixo, justamente a forma que ele esta tentando o acesso.
Ou seja, não é apenas informar o endereço, tem que informar o endereço e pasta compartilhada.
Em um cliente windows, td bem ... vc add apenas o endereço e ele abre todas as pastas compartilhadas pelo servidor. Fiz o teste aqui validando.
Porem de cliente linux fedora p/ servidor windows ... tem que inserir a pasta. Não sei em outras distros, mas no fedora é isso.
Então ai é que esta o erro, insira o endereço e a pasta ...
0 -
Bem Galera eu encontrei o problema ao desinstalar o Samba e instalar o Smb4k, e fazer a configuração a baixo:
Se tiver "net", troque para "nmblookup" **, e junto que com a Dica do Chacal que agradeço muito pela atenção ao me ajudar, inserindo o endereço e pasta compartilhada no endereço do dolphin.
**"\192.168.1.5\Nome_Da_Pasta".Deixarei o link do PDF que me ajudou a corregi "https://docs.kde.org/trunk5/en/extragear-network/smb4k/smb4k.pdf"
0
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT