[Tutorial] Gnome: Resolvendo Screen Tearing

Gideon
editado janeiro 2021 em Workstation

Gnome: Resolvendo Screen Tearing


1. Introdução

Este tutorial é um relato de como resolvi o problema de screen tearing, que ocorria no meu notebook, no gnome quando assistia streams (videos) em tela cheia.

Este método foi testado no gnome sobre o X11, como meu notebook possui placa híbrida intel/nvidia não tenho como utilizar wayland, sendo assim, não tenho como confirmar o funcionamento deste método sobre este protocolo (wayland).

1.1. O que é Screen Tearing

Segundo a Wikipedia, screen tearing é um artefato visual na exibição de vídeo onde um dispositivo de exibição mostra informações de vários quadros em um único desenho de tela. [Wikipedia]

2. Mãos à obra

Os parâmetros de configuração serão adicionados no arquivo environment localizado na pasta /etc. Utilizarei o editor de texto nano para abrir o arquivo.

$ sudo nano /etc/environment

No Fedora, o arquivo environment provavelmente estará vazio, nesse caso, os parâmetros de configuração para eliminar o screen tearing pode ser adicionado no arquivo. Por outro lado, caso o arquivo não esteja vazio, os parâmetros devem ser adicionados no final do arquuivo.

CLUTTER_PAINT=disable-clipped-redraws:disable-culling      
CLUTTER_VBLANK=glx

Para salvar no nano tecle CTRL+s (alternativamente CTRL+o) e CTRL+x para sair.

Agora reinicie o computador e verifique se o screen tearing não está mais ocorrendo.

3. Alternativas

Conforme podemos ver na tabela acima, o parâmetro CLUTTER_VBLANK suporta três opções: none, dri e glx. O primeiro teste que fiz foi com a opção glx, onde obtive êxito. Deste modo, se esta opção não surtir efeito para você, realize testes com as outras opções. Lembre-se de reiniciar o sistema sempre que realizar alterações no arquivo environment.

Referencias