O FSTAB (do inglês FIle Systems Table) é um arquivo do sistema, o qual lista todos os discos e diz a forma que aquele disco/partição será iniciado ou integrado junto com o sistema.
Cada configuração é descrida em uma linha e coluna, formando uma tabela.
Dai que vem o "TAB" do FSTAB.
O /etc/fstab contém os seguintes campos divididos por tabulações ou espaços.
É utilizado para determinar o disco/partição. Existem 2 formas para determinar o disco/partição. Uma forma é pela UUID (do inglês Universally Unique IDentifier) e a outra forma é pelo caminho do disco.
É utilizado para determinar o diretório que o disco/partição será montado.
É utilizado para determinar o sistema de arquivos.
É utilizado para definir as opções que serão utilizadas no disco/partição.
Ex: montar automaticamente, montar somente para o usuário X.
Opções:
auto - sistema de arquivos será montado automaticamente na inicialização ou quando o comando 'mount -a' é emitido.
noauto - o sistema de arquivos é montado apenas quando você permite.
exec - permite a execução de binários que estão naquela partição (padrão).
noexec - não permite que binários sejam executados no sistema de arquivos.
ro - montar o sistema de arquivos somente para leitura.
rw - monta o sistema de arquivos para leitura e gravação.
sync - I / O deve ser feito de forma síncrona.
async - E / S deve ser feito de forma assíncrona.
flush - opção específica para que o FAT libere os dados com mais frequência, fazendo com que as caixas de diálogo de cópia ou barras de progresso permaneçam ativas até que as coisas estejam no disco.
user - permite que qualquer usuário monte o sistema de arquivos (implica noexec, nosuid, nodev, a menos que seja substituído).
nouser - permite apenas que o root monte o sistema de arquivos (padrão).
defaults - configurações de montagem padrão (equivalente a rw, suid, dev, exec, auto, nouser, async).
suid - permite a operação dos bits suid e sgid. Eles são usados principalmente para permitir que os usuários em um sistema de computador executem executáveis binários com privilégios temporariamente elevados para realizar uma tarefa específica.
nosuid - bloqueia a operação dos bits suid e sgid.
noatime - não atualiza os tempos de acesso do inode no sistema de arquivos. Pode ajudar no desempenho.
nodiratime - não atualiza os tempos de acesso do inode do diretório no sistema de arquivos. Pode ajudar no desempenho. Você não precisa habilitar esta opção se já habilitou o noatime .
relatime - atualiza os tempos de acesso do inode relativos para modificar ou alterar o tempo. O tempo de acesso só é atualizado se o tempo de acesso anterior for anterior ao tempo de modificação ou alteração atual (semelhante ao noatime, mas não interrompe o mutt ou outros aplicativos que precisam saber se um arquivo foi lido desde a última vez que foi modificado ) Pode ajudar no desempenho.
É usado pelo utilitário de "dump" para decidir quando fazer um backup. Quando instalado, o dump verifica a entrada e usa o número para decidir se o backup de um sistema de arquivos deve ser feito.
É utilizado para o fsck lê o número pass e determinar em que ordem os sistemas de arquivos devem ser verificados.
Para montar um disco/partição junto com a inicialização do sistema é bem simples!
Para descubrir a UUID ou o dispositivo do seu disco/partição basta usar o seguinte comando:
$ sudo blkid
A UUID da partição /dev/sda8 é : 47CC59EE5A7305C5
/dev/sda8 é a partição do dispositivo /dev/sda.
Se haver algum problema com a reconfiguração do arquivo /etc/fstab, basta substituir o arquivo com erro pelo backup.
Via terminal:
$ cp /etc/fstab /home/user/
Obs: se quiser fazer pela interface basta ir para a pasta /
, depois a pasta etc
e depois procure pelo arquivo fstab.
Copie e coloque no local que deseja salvar!
Abra o arquivo e utilize o editor de texto que preferir.
Se você optou pela UUID como identificador, coloque (UUID=) e depois o valor da UUID.
Ex: UUID=7cca8f91-5d36-4148-a2a1-37a68a6c1a9b
No meu caso eu utilizei o caminho do dispositivo.
/dev/sda8
Diretório que coloquei : /home/Guirra/Guilherme
Nesse caso eu utilizei (NTFS).
Eu utilizei a opção padrão de montagem. (defaults)
Como não quero fazer um backup, eu coloquei (0) como parâmetro.
Não quero nenhum tipo de verificação, então utilizei o parâmetro (0)
Coloque essa linha no fstab:
/dev/sda /home/user ntfs defaults 0 0
Mude o /dev/sdx
ou UUID para o do seu disco/partição e o diretório que deseja montar.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".