[Tutorial] Como alterar o hostname no Linux

Gideon
editado abril 6 em Tutoriais

Como alterar o hostname no Linux


1. Introdução

Durante os testes da Comunidade Fedora Brasil com a versão Alpha do Fedora 34, notamos que no instalador Anaconda não há mais a opção configurações de rede. Opção essa onde também era possível atribuir um nome para a máquina (hostname).

Atualização: Para as Spins do Fedora 34, a seção de configuração de rede e hostname foi adicionada ao instalador anaconda. Já no anaconda do Fedora 34 Workstation, permanece o padrão sem a seção de configuração de rede e hostname.

Até o momento da escrita deste texto, não temos confirmação se esta é uma condição permanente para o Anaconda. Então, antecipando as necessidades dos usuários da Comunidade, estou escrevendo este tutorial de como realizar a personalização do hostname.

O hostname padrão (default) atribuída pelo Anaconda para a instalação do Fedora é "fedora".

2. Alteração do hostname

Neste capítulo será abordado como realizar a alteração do hostname por dois métodos. No subcapítulo 2.1. Alteração do hostname Pelo terminal, será demonstrado o processo de mudança via terminal. Já no subcapítulo 2.2. Alteração do hostname Pela Interface Gráfica Gnome, serão demonstrados os passos para a alteração via interface gráfica do Gnome, que é a interface padrão adotada pelo Fedora Workstation.

OBS: Não é preciso utilizar os dois métodos para realizar a alteração do hostname. Escolha o que for mais conveniente, ou terminal ou interface gráfica.

Outras interfaces gráficas (Desktop Environment - DE) não serão abordadas pois até momento não encontrei uma funcionalidade nativa da interface para tal alteração, como existe na interface gnome. Quanto ao cinnamon, que é um fork do gnome, talvez também tenha o mesmo recurso, porém não tive tempo para conferir.

2.1. Alteração do hostname Pelo Terminal

Para verificar qual é o hostname atual e alterá-lo no Linux pelo terminal será utilizada a aplicação hosnamectl.

Há dois comandos para verificar o hostname atual. O primeiro é digitando hostname e ENTER no terminal. como na imagem abaixo:

$ hostname

A imagem mostra a saída do comando hostname. A saída do comando no terminal foi: fedora.

O segundo é digitando hostnamectl e ENTER no terminal; esse comando retornará algumas informações sobre o sistema e a máquina. Como o parâmetro static hostname, que e a opção que se deseja alterar.

$ hostnamectl

Segue a sintaxe do comando para alterar o hostname, e abaixo dela a print do comando sendo executado e uma print do comando hostnamectl após alteração.

$ sudo hostnamectl set-hostname <NOME_DA_SUA_ESCOLHA>

Fechando o terminal e abrindo-o novamente, pode-se notar que o hostname já foi alterado observando a entrada do terminal. Por exemplo: "[user@hostname ~]$". No entanto recomendo reiniciar o computador para que todos os serviços que fazem uso do hostname sejam atualizados com o novo nome da máquina.

Após reiniciar, utilizamos o comando hostnamectl novamente para confirmar a mudança do nome da máquina, conforme imagem acima.

2.2. Alteração do hostname Pela Interface Gráfica Gnome

Para alterar o hostname via interface do Gnome, deve-se acessar as configurações da interface, entrar em Sobre (1), e clicar em Nome do Dispositivo (2).

Na janela Renomear dispositivo, no campo (3) onde está escrito o hostname atual, apague-o, escreva o novo nome e clique no botão Renomear (4) para confirmar a alteração.

Agora na janela de configurações do gnome, na seção Sobre e em Nome do dispositivo (5) pode-se ver que a alteração foi realizada.

Para que todos os serviços que fazem uso do hostname sejam atualizados com o novo nome da máquina, recomendo reiniciar o computador.

Após reiniciar, utilizamos o comando hostnamectl novamente para confirmar a mudança do nome da máquina, conforme imagem acima.

Comentários

  • Excelente inciativa meu amigo @Gideon , eu já verifiquei que realmente a opção de configurar hostname nas spins do F34 não existe mais nem na KDE spin e nem no XFCE.
    Enviei um questionamento disso na lista do grupo de testes para saber se foi uma mudança planejada mesmo ou incidental.
    Deste modo seu tutorial já deixa registrado para quem instalar o F34 e quiser trocar seu hostname.

  • Era um bug no anaconda (o gerenciador de instalação) e foi corrigido com sucesso.
    Quem baixar a iso de alguma spin do F34 agora não enfrentará mais esse problema, poderá configurar adequadamente o hostname já na instalação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.