Com o lançamento hoje do beta público do Fedora 34, muita gente que já tinha uma instalação do F33 começa a pensar em como irá fazer o upgrade pra nova versão.
Neste tutorial vamos descrever a última situação, especificamente para sistema anterior usando BTRFS (sistema de arquivos adotado como default do Fedora 33 e no Fedora 34 também)
======================================
=>Atenção: este tutorial é específico para quando o sistema anterior estiver fazendo uso de BRTFS como sistema de arquivos, com root ( / ) e home ( /home ) como subvolumes.<=
A imagem abaixo mostra um particionamento criado em uma instalação padrão de Fedora 33 Workstation, que foi o ponto de partida usado para fazer este tutorial, nessa instalação anterior do F33 Workstation eu havia configurado o nome de usuário para se chamar "fedora", e portanto vou seguir usando esse nome também na nova instalação, para que o novo sistema já inicie com a /home configurada com as mesmas preferências que eu tinha na instalação anterior do F33.
==> Assim, se você quiser usar a /home igual estava na instalação anterior, cuide pra configurar seu nome de usuário na nova instalação igual ao nome que tinha na anterior. <==
Se você escolher um nome de usuário diferente nessa nova instalação, não se preocupe pois seus arquivos e configurações antigos não serão apagados, mas estarão em uma pasta separada na home, como se fossem de outro usuário, com o nome do usuário anterior.
Vamos considerar que você já iniciou o processo de instalação do F34 com o pendrive (ou DVD) e está neste momento na tela de "RESUMO DA INSTALAÇÃO" conforme a imagem abaixo (neste caso é uma instalação de F34 KDE Spin), clique no botão marcado como "Destino da instalação".
Observe que neste momento eu já passei pelas outras configurações necessárias para a instalação, inclusive deixei o nome de usuário como "fedora" igual era o meu nome de usuário na instalação F33 anterior.
Na tela que abrir já aparecerá pré-selecionado o disco atual, clique em "Personalizada" como o modo de "Configuração de armazenamento" e em seguida clique no botão azul "Pronto"
Irá abrir a tela de "PARTICIONAMENTO MANUAL". Clique no nome da instalação anterior do Fedora, neste caso "Fedora Linux 33 for x86_64"
Nas opções que surgirem abaixo do link que havia sido clicado irão surgir as partições já existentes na sua instalação anterior, clique na partição "/boot/efi" (passo 1), em seguida preencha o quadro "Ponto de montagem" com o texto /boot/efi
(passo 2) e por fim clique no botão "Atualizar configurações" (passo 3).
Alguém pode ter observado que eu não marquei a opção "reformatar" ali nos campos do sistema de arquivo. Na verdade testei das duas formas e em todos os casos as duas opções acabam por sobrescrever essa partição (pelo visto é característica da instalação btrfs do Fedora, até o momento). Portanto tanto faz se você marcar ou não marcar, a nova instalação do F34 irá criar novos arquivos efi sobre o que já tinha nesta partição.
==> Após ter clicado em "Atualizar configurações" este será o esquema de particionamento que aparecerá pra você:
Agora você irá fazer algo semelhante com a partição "/boot", preenchendo neste caso /boot
no quadro "Ponto de montagem". Aqui você deverá obrigatoriamente marcar a opção de reformatar o sistema de arquivos nessa partição (passo 3). Siga conforme os passos mostrados abaixo:
Em seguida é a vez da partição /home propriamente dita, siga os mesmos passos como demonstrados na imagem abaixo: primeiro selecione ela (passo 1), no ponto de montagem escreva /home
(passo 2) e em seguida clique em "Atualizar configurações" (passo 3).
Primeiro clique encima da partição root "/" do sistema anterior, como está na imagem abaixo e então clique no símbolo de "-" para remover este ponto de montagem.
Irá aparecer esta janela pedindo pra confirmar a operação, clique somente no botão "Deletar" deixando a caixa de seleção desmarcada, igual a imagem abaixo
O próximo passo é recriar o root "/" usando o BTRFS. Para isso clique no botão com o símbolo "+" conforme indicado na imagem abaixo
Ao fazer isso irá abrir uma janela para preencher o ponto de montagem e a capacidade desejada, basta colocar "/
" no primeiro campo e deixar "capacidade" em branco e clicar no botão "Adicionar um ponto de montagem".
Esta será a tela do PARTICIONAMENTO MANUAL ao final do processo, agora basta clicar no botão azul "Pronto" no canto superior esquerdo para continuar
Ao clicar em "Pronto" irá surgir essa janela com o resumo das alterações que serão realizadas no particionamento da unidade selecionada, basta conferir e clicar em "Aceitar mudanças"
Após fechar esta janela o instalador retornará para a tela de RESUMO DA INSTALAÇÃO já com o item "Destino da instalação" liberado. Se os outros itens a serem definidos já estiverem OK o botão de "Iniciar instalação" estará habilitado e a instalação poderá ser levada a cabo
===========================================
Aqui abaixo uma série de comandos executados no novo sistema F34 já corretamente instalado, pra demonstrar que a /home utilizada na nova instalação F34 que acabamos de fazer é um subvolume criado anteriormente, reaproveitado do F33, em outra data diferente da criação do subvolume root formatado nessa instalação.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
parabéns pelo tutorial, muito bem explicativo. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Valeu @diegologan ,muito obrigado
Muito obrigado @geraldossk , pois esse tutorial me ajudou muito porque: tenho o fedora kde 33 e fui fazer dual boot com o pureOS. e depois de instalado o pureOS ele modificou o grub e nao conseguia fazer o grub "ver" o fedora. Assisti as aulas sobre grub do prof. Kretcheu e outros tutoriais na internet e nada. estava quase reinstalando o kde do zero, quanndo lembrei que havia visto algo pra aproveitar a /home e fiz conforme o teu tutorial e me salvou. valeu!!!!!!
Opa, que legal @aidimim_1971, que bom que foi útil pra você.