Como contornar o bug dos acentos na sessão wayland do F34 kde

Fedora 34 KDE spin com sessão plasma wayland por padrão

Com o Fedora 34 KDE spin veio uma mudança que muitos não perceberam: a sessão plasma wayland está sendo usada como a sessão padrão já na instalação.
Assim, se você não escolher explicitamente durante o login nas sessões do plasma no F34 kde, ele sempre entrará em uma sessão plasma wayland.
Caso você queira entrar com o Xorg como servidor gráfico em uma sessão, terá que escolher isso na tela de login, marcando "Plasma (X11)".
Não é algo assim tão complicado, e na verdade o GDM (o gerenciador de login) se lembra da sua última escolha praquele usuário e mantém a opção já selecionada no seu próximo login. Então se você prefere utilizar o xorg mesmo, ou os programas que você costuma usar estão ainda com problemas no wayland, é algo simples e fácil configurar pra que suas sessões sejam sempre com o xorg, e não com wayland.


Login com a sessão wayland


Clicando ali você pode escolher qual servidor gráfico vai usar na sessão


Login com sessão xorg (X11)


Um bug chatinho relacionado à acentuação - só no wayland

O Wayland está amadurecendo cada vez mais, e assim o número de programas sendo portados pra suportar essa plataforma está crescendo rapidamente. Mesmo assim alguns bugs ainda persistem quando a gente inicia o plasma com sessão wayland. Um desses ainda presente na versão BETA do F34 é bem chato pra quem escreve em língua portuguesa, ou em outras que usam muitas letras acentuadas: o infame bug do acento, ou seja, em sessões plasma wayland as letras acentuadas, como á, é, ì, ô, õ não funcionam corretamente em todos os programas. Na verdade parece que só funcionam no firefox, pois mesmo nos programas nativos do KDE como o terminal konsole, o dolphin ou até o menu de lançamento dos aplicativos os acentos não funcionam. Este bug já foi rastreado, não só na plataforma fedora, mas também pelo projeto KDE e parece ser um problema no Qt mesmo. Assim, enquanto os desenvolvedores do Qt não implementam a sugestão de solução que um programador já indicou pra eles, temos duas formas de contornar isso:

  • A primeira reação é simplesmente sair da sessão wayland e ficar usando só X11 mesmo.

  • A segunda opção é editar um arquivo de configuração do ambiente de usuário (environment) acrescentando três linhas de código, e logar novamente no wayland.

Editando o env pra contornar o problema no wayland

Essa edição é algo bem simples de fazer, para isso basta usar o editor nano. Abra o terminal e digite o seguinte comando:

sudo nano /etc/environment

Com isso irá iniciar o nano com o arquivo aberto, e provavelmente será uma tela vazia, uma vez que esse arquivo está sem nenhuma configuração salva nele por enquanto.
Então basta copiar essas três linhas no arquivo

GTK_IM_MODULE=ibus
XMODIFIERS=@im=ibus
QT_IM_MODULE=ibus

Salvar o arquivo crtl+o dar "enter" pra confirmar e fechar o nano ctrl+x


Impressione seus amigos com suas habilidades de "hacker" editando o arquivo "environment" pelo terminal.

Pronto, agora basta encerrar a sua sessão atual e fazer login novamente no plasma, na sessão wayland obviamente, pra ver que os acentos estão funcionando corretamente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.