Como o Linux manipula hardware de audio on board e off board?

lcquerido
editado maio 2021 em Hardware

Fala pessoal!
Por exemplo:
1- Há alguma diferença entre o que o Linux manipula sendo um hardware on board e off board?
2- O tal AZALIA é um padrão que só é usado em placas On Board, ou também é usado em placas avulsas?
3- No caso de uma placa de audio off board, os controles de mixer funcionam sem precisar de apps acessórios como o alsamixer e pavucontrol?

Pergunto isso por que pelo meu pífio entendimento, há um problema de manipular vias de áudio em placas on board, que no caso Windows só é conseguida através do app da provedora do hardware. A minha é a Realtek por exemplo. Sem o app da Realtek, eu não consigo por exemplo trocar o audio da parte de trás (plug P2 verde) com o fone que está plugado no P2 (também verde) na frente, ligado fisicamente por um cabo interno no soquete da MoBo. E no Linux não é diferente, só que como não há o app da Realtek, então fico sem audio no fone pois o alsamixer mostra o canal mas não reproduz se eu atuar no controle.
Fora outros canais menos usuais (as MoBos vem com 4 ou 6)

Então estava pensando em mais para a frente comprar uma placa de audio avulsa, mesmo que b]de entrada para não ter que ficar plugando o fone na parte de trás ou ter um cabo extensão. Mas se o Linux manipular da mesma forma, daí nem perco meu dinheiro.

Curiosidades: P2 - Plug se refere ao conector macho e P2 - Jack se refere ao conector fêmea, isto falando tecnicamente.

Obrigado!