[RESOLVIDO]Monitor via HDMI Não Tem Opção de Painel (Fedora Mate 33)

Amandextra
editado junho 2021 em MATE

Eu uso de vez em quando a minha TV como segunda tela aqui...
Mas eu só consigo usar o Painel em uma única tela e isso é um pouco contra producente porque tenho que movimentar o mouse para ambas as telas com mais frequência que gostaria.

O Painel só pode ser usado em uma das telas

No monitor do notebook:

Ou na TV:

Por exemplo, se estou usando o mouse na tela do notebook e quero abrir o terminal na TV, tenho que abrir o terminal na tela do notebook e arrastar para TV.
Não tem uma opção que deixe o Painel disponível nas duas telas pra maior comodidade?

Configurei a resolução segundo o seguinte vídeo:

https://youtube.com/watch?v=7VCobbATIvc

Nosso querido @pandatitan também tem um tutorial que ensina essa configuração

Optei fazer a configuração via interface gráfica.
Mas isso não resolveu meu problema que é ter painéis independentes.

Aqui no Fedora Mate 33 o aplicativo que controla os monitores não tem tantas opções de configurações como o do Ubuntu como é mostrado no vídeo acima.

No Ubuntu tem mais opções de configuração:

OBS: Imagem enviada pelo Alekill no grupo do Telegram da Comunidade Fedora Brasil.

No Windows daqui de casa (não sou eu que uso, mas lá também tem uma TV de segundo monitor), vejo que o Painel está em ambas as telas e isso é bem prático.


OBS: Imagem do site GHDPress

Sei que deve ter alguma solução. Mas não encontrei ainda...

SOLUÇÃO B)

Consegui através das seguintes configurações:

Abri o "Preferências dos aplicativos de sessão", e adicionei o "Plank" para iniciar junto com o sitema:

Para fazer isso, basta colocar o nome da aplicação, o comando e fazer uma breve descrição (não obrigatório, mas a ajuda a identificar pra você mesmo o que esse aplicativo faz). Para ver e copiar essas informações, abra o "Menu Principal"

Clique duas vezes no "Plank" e abrirá as informações mencionadas acima > (nome da aplicação, o comando e fazer uma breve descrição). Você pode fazer isso com o "Docky" também, mas preferi o "Plank" porque o primeiro abre 2 painéis e por isso dei preferência ao segundo. No entanto, vale tentar com o "Docky" por ter mais opções.

Copie uma informação por vez e vá colando nos respectivos campos:

Feito isso, agora abra as configurações do "Plank" clicando com o botão direito do mouse entre um aplicativo e outro.

Clique em "Preferências", "Aparência" e em "Display Primário" mude para a saída desejada(no caso, HDMI-1-0)

OBS: Sempre que for usar um monitor externo, conecte o cabo antes de iniciar o sistema, pois ao conectar ligado, algumas vezes pode não aparece o painel no monitor que neste caso é o HDMI-1-0.

o:) Agora posso abrir aplicações em ambos sem precisar arrastar o tempo todo.