Como adicionar ao painel do Mate o Menu com barra de pesquisa. Com direito à pesquisa na Internet!!!

Amandextra
editado agosto 2021 em MATE

Essa dúvida já vi aparecer no grupo do Telegram pelo amigo Marcelo Almeida (que é deficiente visual e por isso precisa de mais facilidades possíveis para usar o computador).
Eu não sabia dessa configuração quando ele tentou usar o Mate.
Mas descobri e gostaria de compartilhar aqui com vocês essa possibilidade.
O Mate é um ambiante muito leve e versátil e por isso gosto muito dessa Spin!

Os menus padrões são o "Menu Clássico" e o "Menu Compacto"
Para adicionar a opção do "Advanced Mate Menu" você tem que instalar o seguinte pacote:
sudo dnf install mate-menu.noarch

Vamos lá...
No "Painel", clique com o botão direito do mouse e clique na opção "Adicionar ao painel"

Irá abrir a seguinte aba:

Há três opções do Menu disponíveis. O "Menu Clássico", "Menu Compacto", e o "Advanced Mate Menu" em que cada uma tem uma característica.

"Menu Clássico"

Com 3 divisões definidas com o tipo organizacional do sistema:

  1. A primeira coluna para os "Aplicativos" que ao clicar, aparece as categorias com uma seta ao lado indicando que apontar o mouse, aparecerá os aplicativos de acordo com suas características como por exemplo: Apontar com o mouse na categoria "Som e Vídeo", aparecerão os aplicativos que se enquadram como o OBS, Kdenlive, etc.

  2. A segunda coluna com os "Locais". Aqui aparecerá suas pastas com as categorias "Área de Trabalho", "Documentos", "Pasta Pessoal", etc.

  3. A terceira coluna é referente ao "Sistema". Tudo está relacionado às configurações como por exemplo, "Preferências" de "Hardware", "Aparência", etc.

"Menu Compacto"

Nesse Menu, como o próprio nome já diz, só ficará o símbolo do ícone que ao clicar, aparecerá uma extensão das mesmas categorias mencionadas anteriormente. Vá posicionando o mouse para a categoria desejada e haverá uma outra extensão que aparecerá os aplicativos, pastas e tudo mais.

E o Menu que estou usando e que me levou a fazer esse pequeno tutorial:

"Advanced Mate Menu"

Sua visibilidade fica da seguinte forma:

Pesquise por algum aplicativo ou pasta,, etc na barra de pesquisa. No exemplo abaixo, procurei pelo Kdenlive

Pesquise também algo na internet pela barra do "Advanced Mate Menu". No exemplo abaixo, pesquisei pelo Linus Torvalds e a barra já foi me mostrando o navegador do Google Chrome, Wikipedia, etc para navegar na internet

O Mate é assim... Cheio de possibilidades!!!