[TUTORIAL] Evitar a suspensão do Gnome no login quando a tela do notebook estiver fechada
Após ter problemas com a tela do meu notebook, decidi utilizar um monitor externo. Dessa forma, sempre utilizo o notebook com a tela fechada.
Desde então, um probleminha chato vinha me acompanhando: toda vez que iniciava a minha sessão no Gnome (utilizando Xorg), o notebook entrava automaticamente em suspensão, sendo necessário alguns toques no teclado para ele "acordar".
Depois de muita busca em fóruns, encontrei essa dica, na qual me baseei para a solucionar o meu problema.
Primeiro, editei o arquivo /etc/systemd/logind.conf:
sudo nano /etc/systemd/logind.conf
Na sessão Login, alterei os parâmetros HandleLidSwitch, HandleLidSwitchExternalPower e HandleLidSwitchDocked para ignore:
[Login] #NAutoVTs=6 #ReserveVT=6 #KillUserProcesses=no #KillOnlyUsers= #KillExcludeUsers=root #InhibitDelayMaxSec=5 #UserStopDelaySec=10 #HandlePowerKey=poweroff #HandleSuspendKey=suspend #HandleHibernateKey=hibernate HandleLidSwitch=ignore HandleLidSwitchExternalPower=ignore HandleLidSwitchDocked=ignore #HandleRebootKey=reboot #PowerKeyIgnoreInhibited=no #SuspendKeyIgnoreInhibited=no #HibernateKeyIgnoreInhibited=no #LidSwitchIgnoreInhibited=yes #RebootKeyIgnoreInhibited=no #HoldoffTimeoutSec=30s #IdleAction=ignore #IdleActionSec=30min #RuntimeDirectorySize=10% #RuntimeDirectoryInodes=400k #RemoveIPC=yes #InhibitorsMax=8192 #SessionsMax=8192
Após as alterações, executei comando abaixo para reiniciar o logind.conf:systemctl restart systemd-logind
Essas ações resolveram o meu problema, que, reforço, só acontecia em sessões com Xorg. Em sessões Wayland isso nunca me ocorreu.
Espero ter colaborado!
Salas de discussão
- 722 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 403 Fedora
- 7 CoreOS
- 138 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 64 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT