[TUTORIAL] Adicionando flathub aos repositórios do Fedora Workstation sem usar terminal

geraldossk
editado abril 25 em Workstation

Hoje em dia muita gente usa flatpaks e está familiarizado com o repositório chamado FLATHUB.

Apesar do fedora já estar pronto pra usar flatpaks, ele não vem com este repositório específico habilitado na instalação (mas sim um repositório próprio, com curadoria do projeto). Isto acontece por motivos de licença mesmo, mas você não precisa ficar restrito, pode instalar o flathub em seu fedora sem problemas.

Aqui vou mostrar um passo a passo que já está descrito dentro de outros tutorias mais antigos da comunidade, mas por motivos de "deixar mais clean" resolvi fazer um em separado e atualizado, aqui testado em um Fedora 36, e totalmente via ambiente gráfico, sem usar terminal.


1-ACESSE O SITE DO FLATHUB

https://flathub.org/home


2-CLIQUE NO BOTÃO "QUICK SETUP"


3-NA PÁGINA QUE ABRIR CLIQUE SOBRE O ÍCONE DO FEDORA


4-CLIQUE NO BOTÃO AZUL "FLATHUB REPOSITORY FILE"


5-O FIREFOX VAI BAIXAR UM ARQUIVO DE CONFIGURAÇÃO DE REPOSITÓRIO, VOCÊ PODE CLICAR SOBRE O ARQUIVO DIRETO NO AVISO DO FIREFOX ASSIM QUE ELE TERMINAR O DOWNLOAD


6-AO FAZER ISSO ELE ABRIRÁ ESSA JANELA DA LOJA DO GNOME COM INFORMAÇÕES SOBRE O REPOSITORIO FLATHUB, BASTA CLICAR EM INSTALAR E DIGITAR SUA SENHA DE USUÁRIO PRA VALIDAR A INSTALAÇÃO.



Se aparecer esse ícone de lixeira vermelha é que terminou o processo com sucesso! Pode fechar a janela. NÃO CLIQUE NO ÍCONE VERMELHO SENÃO VOCÊ IRÁ REMOVER O REPOSITÓRIO


CONFERINDO AQUI QUE O FLATHUB FOI ADICIONADO CORRETAMENTE AOS SEUS REPOSITÓRIOS


Olha ele aí, instalado certinho


AGORA É SÓ PESQUISAR POR AQUELE SOFTWARE QUE SÓ TINHA NO FLATHUB, PRA INSTALAR ELE DIRETO PELA LOJA DO GNOME, E CORRER PRO ABRAÇO.




Programa instalado com sucesso!!!