[TUTORIAL] Instalação do Fedora em computadores com incompatibilidade de kernel linux

tiagobernard
editado fevereiro 2023 em Tutoriais

Olá pessoal,
Tive dificuldade em instalar o Fedora 37 KDE Plasma em um notebook Lenovo Ideapad 330s (2020) com processador AMD Ryzen7 e por isso decidi compartilhar a solução por aqui.

Ao iniciar o boot pelo pendrive ocorre um travamento após o grub e não prossegue para inicialização. Para resolver, siga os passos abaixo.

1 - No menu grub do pendrive pressione a tecla e, apos aparecer lista de comandos, procure a linha que inicia com a palavra linux e adicione o comando iommu=soft ivrs_ioapic[32]=00:14.0 antes de da palavra quiet e em seguida F10 para prosseguir com o boot.

2 - Instale o Fedora, reinicie a máquina, remova o pendrive bootavel e repita o passo 1, dessa vez, direto no grub da nova instalação e não no grub do pendrive.

3 - Com o sistema carregado, abra o terminal e digite sudo nano /etc/default/grub digite sua senha para entrar em modo root, em seguida edite o arquivo do grub.
Procure a seguinte linha que comece com: GRUB_CMDLINE_LINUX=..., e adicione o comando iommu=soft ivrs_ioapic[32]=00:14.0 antes da palavra quiet.

4 - Pressione ctrl+o para salvar e depois enter, em seguida pressione ctrl +x para sair.

5 - No terminal digite sudo grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg e reinicie a máquina.

Espero ajudar