[DICA] Instalando OBS-studio no Fedora 38

geraldossk
editado maio 2023 em Tutoriais

Fedora 38 chegou!

Com o lançamento do F38 nesta terça-feira dia 18 vem algumas mudanças, todas elas podem ser conferidas aqui no link da wiki do projeto oficial, porém algo não relacionado nesta lista é o fato de que ele vem com um pacote especial pré-instalado chamado "libswscale-free" cuja descrição original é: The libswscale library performs image scaling and colorspace and pixel format conversion operations.


Problema

Um efeito colateral desse pacote é que ele conflita com o ffmpeg-libs necessário para a instalação do programa OBS-studio presente no repositório RPMFUSION.

Assim em uma nova instalação de F38, tendo habilitado o rpmfusion primeiro, e em seguida tentado instalar o OBS-studio a pessoa vai se deparar com esse aviso do dnf:

 Problema: problema com o pacote instalado libswscale-free-6.0-2.fc38.x86_64    
 - pacote ffmpeg-libs-6.0-6.fc38.x86_64 conflita com libswscale-free oferecido por libswscale-free-6.0-2.fc38.x86_64    
 - pacote ffmpeg-6.0-6.fc38.x86_64 requer ffmpeg-libs(x86-64) = 6.0-6.fc38, mas nenhum dos provedores pode ser instalado    
 - pacote obs-studio-28.1.2-4.fc38.x86_64 requer ffmpeg, mas nenhum dos provedores pode ser instalado    
 - solicitações conflitantes    


Solução atual

Para prosseguir com a instalação, a alternativa é usar o argumento "--allowerasing" junto do comando. Fica portanto desse modo o comando completo:

sudo dnf install obs-studio --allowerasing

Desse modo o dnf vai remover alguns pacotes ligados ao libswscale-free que causam conflito com o ffmepg necessário ao obs-studio e instalar o conjunto de pacotes e dependências corretos para o funcionamento do programa.

Observação
Isso vale também para outros pacotes ou grupo de pacotes que precisem do ffmpeg e conflitem com esse pacote ´libswscale-free' como por exemplo o programa VLC ou o grupo @multimedia

  • testado em F38 KDE spin


Solução definitiva

Quem gosta de tudo no seu devido lugar, sem precisar recorrer a comandos especiais, vai ficar feliz em saber que os mantenedores do OBS-studio no rpmfusion já estão há algumas semanas no processo de validar sua inclusão nos repositórios oficiais do projeto fedora e que portanto em breve será possível instalar o OBS-studio sem precisar habilitar o rpmfusion.

Atualização: hoje (03/05/2023) chegou o obs-studio no repositório oficial de testes do fedora. Para usar esse obs-studio no lugar do que tem no rpmfusion, a pessoa precisa cuidar pra manter o ffmpeg-free (versão do ffmpeg que tem no repositorio oficial fedora) e não o ffmpeg que existe no rpmfusion, e também precisa remover o libavcodec-freeworld caso tenha (também do rpmfusion).


Flatpak

Até onde foi testado, os flatpaks não são afetados por nada disso.