[TUTORIAL] - Recuperar o Grub em sistemas com firmware UEFI
Neste artigo demostrarei como recuperar o grub em sistema UEFI no Fedora.
Causei um erro proposital no grub em uma máquina virtual que possuo com Fedora 34, quando tento iniciar o sistema, me deparo com essa tela.
Vou iniciar o sistema utilizando o liveCD do Fedora e analisar o esquema de particionamento da máquina. É impossível abordar todas as categorias de particionamento possíveis, portanto, vou demonstrar o particionamento tradicional do Anaconda no modo automático. Este método cria, por padrão, uma partição "/boot" com o sistema de arquivos EXT4, outra com o sistema de arquivos VFAT ("/boot/efi") e, por último, uma partição com BTRFS contendo os subvolumes "root" e "home". Após iniciar o liveCD, faça login como root da seguinte forma:
sudo su -
Vamos agora analisar as partições como o comando abaixo:
parted -l
A saída acima revela que o disco "vda" possui três partições. A primeira (vda1) utiliza o sistema de arquivos "VFAT" e corresponde a uma partição do tipo EFI, montada em "/boot/efi". A segunda partição (vda2) utiliza "EXT4" e é designada como a partição "/boot". A última partição (vda3) utiliza BTRFS e contém os subvolumes "root" e "home". Caso o seu esquema seja diferente, é necessário analisar com atenção para ajustar os comandos deste artigo conforme necessário.
Com base na saída do comando parted, verifique no seu sistema qual partição contém o volume "root". Essa partição deve utilizar o sistema de arquivos BTRFS. No meu caso, conforme a saída do comando parted, é a partição "vda3". Portanto, vou montar esse subvolume.
mount /dev/vda3 /mnt -o subvol=root
Agora, é necessário montar a partição correspondente ao ponto de montagem "/boot/". No meu caso, trata-se da partição "vda2". Se você não realizou alterações no particionamento durante a instalação do Fedora, essa partição é criada com o sistema de arquivos EXT4.
mount /dev/vda2 /mnt/boot
Por fim, vamos montar a partição correspondente ao ponto de montagem "/boot/efi". No meu caso, trata-se da partição "vda1". Essa partição será sempre formatada com o sistema de arquivos "FAT".
mount /dev/vda1 /mnt/boot/efi
Após montar as partições, vamos iniciar os preparativos para o chroot.
mount -o bind /dev /mnt/dev mount -o bind /proc /mnt/proc mount -o bind /sys /mnt/sys mount -o bind /run /mnt/run
Após os preparativos vamos realizar o chroot.
chroot /mnt/
Com o chroot realizado, vamos reinstalar o grub.
dnf reinstall shim-* grub2-efi-* grub2-common
Com o grub reinstalado, vamos configurá-lo.
grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
Sair do sistema corretamente.
sync exit systemctl reboot
Conclusão
Com sorte e atenção seu sistema inicializará corretamente. Eu reinstalei o grub no sistema por uma questão de precaução, às vezes só a reconfiguração do arquivo “grub.cfg” bastaria, mas pensando além, pode ser que o usuário tenha apagado algum arquivo importante para o grub, e o procedimento de reinstalação resolveria isso. Espero que o artigo seja útil.
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT
- 13 MATE
- SOAS
- 3 XFCE
- 13 Server
- 84 Workstation
- 33 SilverBlue
- Atomic
- 3 Labs
- ARM®
- 3 Segurança
- 7 Servidores
- 222 Tutoriais
- 6 Críticas e Sugestões
- 16 Novidades e anuncios
- 5 CentOS
- 18 Games
- 31 Hardware
- 8 Linguagens de programação