Configurações iniciais básicas pós-instalação do Fedora.

Fernando_linuxbr
editado janeiro 11 em Fedora

Neste artigo irei demonstrar o básico que você pode fazer após instalar o Fedora Linux, como instalar codecs, configurar os repositórios RPM Fusion e Flathub
Esse vídeo serve para qualquer spin do Fedora. Não irei entrar em detalhes e dicas particulares das Interfaces gráficas como GNOME e KDE.

A importância da atualização

Antes de qualquer outro procedimento no sistema, vamos realizar uma atualização no sistema e reiniciar a máquina, esse procedimento é de extrema importância, principalmente na hora de instalar pacotes de drivers, portanto não pule essa etapa.

sudo dnf upgrade --refresh

Atenção!
Não se esqueça de reiniciar após atualizar o sistema!!

Configurando o repositório Flathub

Flatpak é uma tecnologia de empacotamento de aplicativos para sistemas Linux, permitindo a distribuição e execução de softwares de forma independente do sistema operacional, ou seja, flatpaks servem para qualquer distribuição Linux. Ele visa resolver problemas de incompatibilidades de software dentre as várias distribuições Linux existentes.
O Flathub é um repositório centralizado de aplicativos Flatpak, oferecendo uma variedade de softwares para diferentes necessidades. Nele, os usuários podem encontrar e instalar aplicativos de forma fácil e segura, garantindo a consistência e a praticidade na gestão de programas em ambientes Linux. A combinação de Flatpak e Flathub simplifica o processo de distribuição e utilização de aplicativos em diferentes distribuições Linux, promovendo uma experiência mais unificada.
Para configurar o repositório Flathub com o seguinte comando:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://dl.flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Para lista se o flathub está realmente configurado:

flatpak remotes

Uma observação Antes de prosseguir com a instalação de codecs no fedora.

Se você instalar aplicativos em flatpak do repositório flathub, não vai precisar instalar os codecs no fedora, pois as aplicações do flathub já vem com todos os codecs inclusos no próprio flatpak, muitas pessoas não usam mais o RPM Fusion e não instalam esses codecs, pois usam somente aplicativos em flatpak, devido à facilidade de instalar e os flatpaks já vem completos, deixando o sistema mais enxuto e reduzindo problemas com pacotes.

Configurando os repositórios RPM Fusion

O RPM Fusion é um repositório de pacotes para distribuição Fedora, oferecendo software adicional que não está incluído nos repositórios oficiais devido a questões de licença de uso do software. Ele se divide em duas categorias: “Free” (gratuita), contendo software de código aberto, e “Non-Free” (não gratuita), englobando softwares proprietários. O objetivo é fornecer uma ampla gama de aplicativos e drivers, ampliando as opções para os usuários. A instalação do RPM Fusion é recomendada para otimizar a experiência do usuário no Fedora, facilitando o acesso a uma variedade de recursos e funcionalidades adicionais.
Para configurá-lo no Fedora, basta rodar o comando:

sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Para listar os repositórios e verificar se tudo foi configurado, use o comando:

dnf repolist

Configurando codecs no Fedora

O Fedora opta por não incluir codecs por padrão devido a questões legais e filosóficas relacionadas a licenciamento de software e patentes. A ausência destes codecs visa manter uma postura alinhada com princípios de software livre e open source. No entanto, ao instalá-los, os usuários ganham acesso a uma ampla gama de formatos de mídia, aprimorando a capacidade do sistema para reproduzir áudio e vídeo, além de garantir compatibilidade com diversos tipos de arquivos. Essa instalação personalizada permite uma experiência mais completa e flexível para os usuários que necessitam dessas funcionalidades.
Para instalar os codecs no fedora basta usar o seguinte comando:

sudo dnf install @multimedia --allowerasing