Mover o /boot para um subvolume BTRFS

Neste artigo, vou demonstrar como mover o ponto de montagem /boot, que por padrão é uma partição separada em EXT4 no Fedora, para dentro do subvolume raiz do sistema. O propósito deste tutorial é facilitar a utilização de snapshots com BTRFS para quem já instalou o sistema no modo automático e não quer formatar só para remover a partição boot.

ATENÇÃO!

Este é um tutorial de demonstração sobre como realizar esta tarefa. Não me responsabilizo pelo que você faz em seu sistema. Todos os testes foram realizados em uma máquina virtual, em um ambiente controlado. Se desejar realizar o procedimento em sua máquina de produção, faça por sua conta e risco. Seguem os passos:

Logue-se no sistema como root:

sudo su -

Em seguida, acesse a raiz do sistema e crie um diretório que denominei como boot_new. Copie todo o conteúdo do /boot para ele:

mkdir boot_new
rsync -av /boot/* boot_new/

Desmonte o ponto de montagem /boot:

umount -l /boot

Edite o arquivo /etc/fstab e comente a linha que contém o ponto de montagem /boot. No meu caso, é vda2. (vide vídeo)

Agora, vamos remover o diretório antigo boot e mover boot_new para boot:

rm -rf boot
mv boot_new boot

Por fim, atualize os arquivos de configuração do GRUB e reinicie a máquina:

grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

Após reiniciar vou usar o comando lsblk para ver os pontos de montagens, veja que vda2 que era a partição boot não é mais montada por padrão. Agora se você desejar pode reutilizar esse espaço redimensionando as partições. Deixarei nos comentários desse vídeo um artigo com todos os comando usando neste vídeo.