Fedora Básico para Leigos e Iniciantes!!! Testado no Fedora39
Seja Bem Vindo ao Fedora Básico para Leigos e Iniciantes, que é voltado para quem nunca teve nenhum contato com o Linux e os iniciantes que querem deixar sua Distro bem personalizada de uma forma fácil(bem mastigada às dicas) e também aprender mais um pouco. Para instalar e configurar o Fedora no computador ou Notebook também de um familiar, amigo, namorada...etc.
Uso o Fedora 39 LXQT.
Após à instalação do Fedora, você precisa " Instalar programas adicionais para que tudo fique perfeito para seu uso diário."
Abaixo vou passar o que eu faço e uso(o básico para navegar na internet, vêr videos online e offline, editor de textos-planilhas-apresentações, edição de imagens, codecs de audio e video...etc.
Obs: Como esse tutorial é para Iniciantes e leigos, não abordarei temas avançados e confusos.
Obs 2: Após digitar o comando no terminal e pressionar Enter, pode aparecer pedindo para pressionar Y(sim) ou N(não) ...e por vezes S(sim) ou N(não).
Escolha sempre Y ou se for o caso S para confirmar e começar o processo .
Obs 3: Caso você tenha alguma dúvida me chame aqui: https://t.me/rocha78 .
Vamos lá!!!
1- Abra o Terminal pressionando as teclas. Ctrl + Alt + T .
2- Vamos atualizar seu sistema pela primeira vez após à instalação( Se você é usuário do Windows sabe que existem as atualizações de tempos em tempos, aqui isso acontece muitas vezes para melhorias desde o Kernel(é o principal componente de um sistema operacional Linux e é a interface central, ou núcleo, entre o hardware de um computador e seus processos. Ele estabelece a comunicação entre ambos, gerenciando recursos com a maior eficiência; não vou me aprofundar... é um resumo básico), programas e melhorias no sistema que está em constante evolução .
Digite no terminal:
sudo dnf update e pressione o Enter
Obs 1: Será exibida uma lista com todas as atualizações disponíveis, pressione S para confirmar e Enter no teclado para baixar tudo e em seguida instalar.
Obs 2: Após finalizar voltará a ficar assim:
[seunome@fedora~]$
Reinicie o seu computador para aplicar as alterações, digite no no terminal:
reboot e pressione a tecla Enter(fica embaixo da tecla que você usa pará apagar algo que você digitou errado) .
Será reiniciado o Fedora para aplicar todas as atualizações ao sistema.
3- Adicione os repositórios RPM Fusion( é o resultado da fusão dos repositórios Dribble, Freshrpms e Livna, fornecendo pacotes adicionais que não podem ser distribuídos pelo Fedora e Red Hat. Ele é dividido em dois repositórios principais: o "Free", que contém softwares de código aberto, e o "Non-free", que disponibiliza softwares proprietários{exemplo Nvidia, Intel}, codecs e outros. Há também o RPM Fusion "Tainted Free", que contém pacotes restritos em alguns países (como o libdvdcss, utilizado para reproduzir DVDs criptografados) e o "Tainted Non-free", que não possuem um status claro de redistribuição pelo detentor dos direitos autorais (como firmwares).
RPM Fusion Free
Digite no terminal:
sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm e pressione o Enter
RPM Fusion Non-free
Digite no terminal:
sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm e pressione o Enter
RPM Fusion Tainted (Free)
Digite no terminal:
sudo dnf install rpmfusion-free-release-tainted e pressione o Enter
RPM Fusion Tainted (Non-free)
Digite no terminal:
sudo dnf install rpmfusion-nonfree-release-tainted e pressione o Enter
6- Instale o player de vídeo VLC(para você assistir à videos no seu computador ou Notebook).
Digite no terminal:
sudo dnf install vlc e pressione o Enter
7- Também uso o player de vídeo SMPlayer (player de video com vários recursos e leve para assistir à videos no seu computador ou Notebook).
Digite no terminal:
sudo dnf install smplayer e pressione o Enter
8- Instalar o suporte ao Flatpak( é um sistema de empacotamento de softwares onde os aplicativos funcionam de forma isolada, independente da distribuição Linux e do gerenciador de pacotes utilizados pelas mesmas, já que todas as dependências necessárias são incluídas).
Obs: O Fedora já traz o Flatpak instalado por padrão no sistema, sendo necessário apenas adicionar o repositório Flathub, que é a principal e maior fonte de flatpaks atualmente.
Digite no terminal:
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo e pressione o Enter
9- Instale o ONLYOFFICE Desktop Editors - Trabalhe com documentos, planilhas e apresentações em sua distribuição Linux favorita (somente 64 bits) .
Crie, visualize e edite documentos de qualquer tamanho e complexidade. Funciona com os formatos populares: DOCX, ODT, XLSX, ODS, CSV, PPTX, ODP, etc. Trabalhe com vários arquivos em uma mesma janela, graças à interface do usuário baseada em guias. A mais alta compatibilidade com os formatos do Microsoft Office.
Digite no terminal:
flatpak install flathub org.onlyoffice.desktopeditors e pressione o Enter
Para usar(caso ainda não apareça em Acessórios no menu Iniciar):
flatpak run org.onlyoffice.desktopeditors e pressione o Enter
10- Instale o Google Chrome
Digite no terminal:
sudo dnf install https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_x86_64.rpm e pressione o Enter
11- Instale o Chromium(é um navegador de código aberto desenvolvido pela Google com foco na estabilidade e velocidade de navegação, servindo de "base" para o Google Chrome e também para a maioria dos navegadores da atualidade).
Digite no terminal:
sudo dnf install chromium e pressione o Enter
12-Instale o GIMP( O GIMP é um dos melhores e mais famosos softwares de manipulação e criação de imagens, podendo ser utilizado para tarefas simples como pinturas, desenhos, conversão de formato de imagens e também para procedimentos de manipulação mais complexos como, por exemplo, retoques fotográficos com qualidade profissional. Além disso, é possível adicionar ainda mais recursos ao GIMP com scripts e plugins de terceiros, tais como o G'MIC).
Digite no terminal:
sudo dnf install gimp e pressione o Enter
13- Instale o Telegram Desktop(O Telegram permite que seus usuários troquem mensagens instantâneas a partir de diferentes tipos de mídia. Ainda é permitido: Criar grupos com até 200 mil participantes).
Digite no terminal:
sudo dnf install telegram-desktop e pressione o Enter
14- Configure o DNF para downloads mais rápidos de pacotes(assim ficará mais rápido os updates do sistema).
Digite no terminal:
sudo nano /etc/dnf/dnf.conf e pressione o Enter
Adidione as seguintes linhas ao arquivo:
fastestmirror=true
deltarpm=true
max_parallel_downloads=10
Salve pressionando no seu teclado Ctrl+o e pressione o Enter e depois Crtl+x e pressione novamente o enter para fechar o arquivo e sair.
15- instale os Codecs de Mídia(para todo o tipo de conteúdo de áudio e video na internet, no seu computador ou notebook)
Digite no terminal:
sudo dnf install gstreamer1-plugins-{bad-,good-,base} gstreamer1-plugin-openh264 gstreamer1-libav --exclude=gstreamer1-plugins-bad-free-devel e pressione o Enter
sudo dnf install lame* --exclude=lame-devel e pressione o Enter
sudo dnf group upgrade --with-optional Multimedia e pressione o Enter
sudo dnf install amrnb amrwb faad2 flac ffmpeg gpac-libs libde265 libfc14audiodecoder mencoder x264 x265 e pressione o Enter
16- Instale o Audacious(Player de áudio O Audacious é um player de músicas minimalista , leve, e cheio de recursos, com foco no baixo uso de recursos, alta qualidade de som e suporte a uma grande variedade de formatos de áudio).
Digite no terminal:
sudo dnf install audacious e pressione o Enter
17- Para Extrair e Criar arquivos compactados( Para poder compactar e extrair arquivos dos mais variados formatos no seu Fedora)
Digite no terminal:
sudo dnf install cabextract lzip p7zip p7zip-plugins unrar e pressione o Enter
18- Instale o qbittorrent(é um cliente de torrent multiplataforma e de código aberto, um dos melhores da atualidade. Ele é leve, tem uma interface bonita (semelhante ao uTorrent), é fácil de usar).
Para que serve o Torrent?
Os torrents funcionam dividindo o arquivo ou arquivos em partes menores localizadas em diferentes hosts de maneira ilimitada. Com esse método os arquivos grandes são baixados de maneira mais eficiente, ou seja, mais rapidamente.
Digite no terminal:
sudo dnf install qbittorrent e pressione o Enter
19- Intale e visualize as fontes do sistema com o Fonts( Fonts mostra as fontes instaladas em seu computador para uso como miniaturas. A seleção de qualquer miniatura mostra a visão completa da aparência da fonte em vários tamanhos.As fontes também suportam a instalação de novos arquivos de fontes baixados em .ttf e outros formatos. As fontes podem ser instaladas apenas para seu uso ou disponibilizadas para todos os usuários do computador).
Digite no terminal:
flatpak install flathub org.gnome.font-viewer e pressione o Enter
Para usar(caso ainda não apareça em Acessórios no menu Iniciar):
flatpak run org.gnome.font-viewer e pressione o Enter
E seu fedora estará atualizado e cheio de recursos para você usar à vontade.Obs: Esse passo - à - passo vai estar sendo atualizado em breve. Caso você queira ajudar com alguma dica para complementar , entre em contato e sua dica será adicionada.
Baixe o Pdf para te auxiliar offline .
Gde abraço amigos e fiquem com Deus,
Juliano Rocha.
Salas de discussão
- 721 Todas as salas de discussão
- 5 Eventos
- 402 Fedora
- 7 CoreOS
- 137 Spins
- 11 CINNAMON
- 28 GNOME
- 63 KDE
- 10 LXDE
- 4 LXQT
- 13 MATE
- SOAS
- 3 XFCE
- 13 Server
- 84 Workstation
- 33 SilverBlue
- Atomic
- 3 Labs
- ARM®
- 3 Segurança
- 7 Servidores
- 222 Tutoriais
- 6 Críticas e Sugestões
- 16 Novidades e anuncios
- 5 CentOS
- 18 Games
- 31 Hardware
- 8 Linguagens de programação