Atualização sobre Fedora Silverblue

https://blogs.gnome.org/mclasen/2019/04/03/silverblue-at-1/

"Já faz um pouco mais de um ano que montamos o Atomic Workstation SIG. Um pouco mais tarde , decidimos o nome Silverblue e fizemos um preview com o Fedora 29.

A recente versão beta do F30 é uma boa oportunidade para olhar para trás. O que nós conseguimos?

Quando nos propusemos a transformar a "Workstation Atomic" em um desktop utilizável no dia dia, tínhamos uma lista de itens que sabíamos que precisavam ser endereçados. Acontece que resolvemos a maioria deles, ou estamos muito próximos disso.

Aqui está uma lista não classificada.

Suporte total ao Flatpak
O GNOME Software já tinha suporte para instalar o Flatpaks, há um ano, então isso não é 100% novo. Mas o suporte foi muito melhorado com o port para libflatpak - o GNOME Software agora está usando o mesmo código que a linha de comando Flatpak. E, mais recentemente, aprendeu a exibir informações sobre permissões de sandbox, para que os usuários possam ver o nível de acesso ao sistema que os aplicativos instalados têm.

Essas informações agora também estão disponíveis no novo painel Configurações do aplicativo. O painel também oferece algum controle sobre as permissões e permite limpar o armazenamento por aplicativo.

Um registro Flatpak
Flathub é um ótimo lugar para encontrar aplicativos de desktop - existem mais de 500 agora. Mas como não podemos habilitar o Flathub por padrão, procuramos uma alternativa e começamos a fornecer aplicativos Flatpak no registro do contêiner Fedora. Isso está aproveitando o suporte do Flatpaks para o formato OCI e usa o sistema de compilação de módulos do Fedora.

Suporte ao GNOME Software para rpm-ostree
O Software GNOME foi projetado como um instalador de aplicativos, mas também fornece a interface do usuário para atualizações e atualizações do SO. Em um sistema Silverblue, isso significa suportar rpm-ostree. O GNOME Software aprendeu a fazer isso.

Outro bit de funcionalidade para o qual o GNOME Software estava tradicionalmente falando com o PackageKit é o Addons. Essas são coisas que poderiam ser classificadas como extensões do sistema: fontes, suporte a idiomas, extensões de shell, etc. No Silverblue, a substituição direta é usar o recurso de camadas rpm-ostree para adicionar esses pacotes à imagem do sistema operacional. O GNOME Software sabe como fazer isso agora. Não é o ideal, pois você provavelmente não espera ter que reinicializar seu sistema para instalar uma fonte. Mas isso nos traz de volta a funcionalidade básica até termos melhores soluções para extensões de sistema.

Suporte ao driver da nvidia
Uma classe de extensões do sistema que não mencionei na seção anterior é drivers. Se você tem uma placa gráfica Nvidia, você pode querer o driver Nvidia para fazer melhor uso do seu hardware. A situação com os drivers Nvidia é um pouco mais complicada do que com rpm's simples, já que o rpm precisa corresponder ao seu kernel, e se você não tiver o driver correto, seu sistema pode inicializar em uma tela preta.

Essas complicações não são exclusivas do Silverblue, e a solução tradicional para isso no Fedora é usar o sistema akmod para construir drivers que correspondam ao seu kernel. Com o Fedora 30, colocamos as mudanças necessárias no rpm-ostree e na imagem do sistema operacional para que isso funcione para o Silverblue também.

Rpm's de terceiros
O Fedora contém muitos aplicativos, mas sempre há um estranho que você não consegue encontrar nos repositórios. Um aplicativo popular nessa categoria é o navegador Google Chrome. Felizmente, o Google fornece um rpm que funciona no Fedora. Mas, instala seu conteúdo em / opt. Isso não é tecnicamente errado, mas causa um problema no Silverblue, uma vez que o rpm-ostree até agora tem insistido em manter o conteúdo empacotado sob seu rígido controle em / usr.

Ultimamente, queremos ver os aplicativos enviados como Flatpaks, mas para o Fedora 30, conseguimos obter o rpm-ostree para lidar com essa situação, para que o Chrome e outros rpm's de terceiros possam ser instalados através de camadas de pacotes no Silverblue.

Uma caixa de ferramentas
Um público-alvo importante para o Fedora Workstation são os desenvolvedores. Não ser capaz de instalar toolchains e bibliotecas (porque o sistema operacional é imutável) obviamente não deixará esse público feliz.

A resposta curta é: alternar para fluxos de trabalho baseados em contêiner. É o futuro!

Mas isso não nos desculpa de tornar esses fluxos de trabalho fáceis e convenientes para pessoas que estão acostumadas com o poder da linha de comando. Então, tivemos que encontrar uma resposta melhor e começamos a desenvolver a caixa de ferramentas . A caixa de ferramentas é uma ferramenta de linha de comando para eliminar a dificuldade de trabalhar com recipientes 'de estimação'. Com um único comando,

caixa de ferramentas entrar
ele fornece um ambiente 'tradicional' do Fedora com o dnf, onde você pode instalar os pacotes necessários. A caixa de ferramentas tem a infraestrutura para gerenciar vários contêineres nomeados, para que você possa trabalhar em diferentes projetos em paralelo sem interferência.

O que falta no Silverblue?
Existem muitas coisas maiores e menores que ainda podem ser melhoradas - o software nunca é concluído. Para citar apenas alguns:

Faça IDEs funcionar bem com contêineres em um SO imutável
Disponibilidade e instalação do codec(não via flatpak)
Lidar com aplicativos "difíceis", como o virtualbox,
Encontre maneiras melhores de lidar com extensões do sistema
Mas nós percorremos um longo caminho no primeiro ano desde que comecei a usar o Atomic Workstation como meu sistema operacional do dia-a-dia.

Se você quiser ver por si mesmo, baixe a imagem beta do F30 e experimente!

https://silverblue.fedoraproject.org/download