[Tutorial] Instalando o Free Office

Flira00
editado maio 2021 em Tutoriais


O Free Office é mais uma alternativa de suite office para usuários não só de Linux, mas também de Windows e MacOS. Como o próprio nome sugere ele é um software free, mas não livre. O desenvolvedor, a SoftMaker, disponibiliza seu download livremente garantindo acesso gratuito e permanente aos seus usuários residenciais e empresariais.

A suíte é composta pelos softwares:
TextMaker - processamento de texto
PlanMaker - planilhas eletrônicas
Presentations - apresentações gráficas (slides)

O Free Office 2018 está em português, tem sua interface bastante intuitiva e de fácil utilização, demonstrando semelhança com a suíte Microsoft Office. O desenvolvedor ainda promete total compatibilidade com os arquivos de formatos proprietários (docx, pttx, xlsx …)

Ao abrir a primeira vez ele oferece os layouts de exibição para você escolher.

Após 10 dias da sua instalação será necessário fazer um breve cadastro com um e-mail válido para recebimento de uma chave de ativação, ou você pode solicitar de imediato a ativação.

Instalando no Fedora 31 64 bits

Abra o terminal e digite:

 sudo dnf install https://www.softmaker.net/down/softmaker-office-2021-1016.x86_64.rpm -y

Para remover

 sudo dnf remove softmaker-office-2021-1016.x86_64.rpm

Aguarde o download e sua instalação. Após é só acessar o menu Escritório do seu sistema.

Após a instalação você vai precisar adicionar o dicionário de português do Brasil para que o corretor ortográfico funcione. Para isso acesse o site do desenvolvedor, ou baixe aqui o arquivo.

Baixando do site do desenvolvedor

Após fazer o download, abra o editor de texto TextMaker e: 1º clique em opões; 2º na guia exibir; 3º clique em Dicionários Hunspell...

Na próxima tela você perceberá que só tem instalado os dicionários Alemão
e Inglês. Clique em Adicionar dicionário Hunspell...
Obs: Na versão 2021 já tem Português do Brasil na listagem, basta selecionar.

Próximo passo é ir no diretório no qual você salvou o arquivo baixado do site. No meu caso está no diretório Download e o nome do arquivo é softmaker-hunspell-portuguese-br-101.sox

Selecione o arquivo e clique em Ok e pronto, com a linguagem instalada o corretor funcionará.

Para maiores informações acesse o site do desenvolvedor

Comentários

  • Muito obrigado por sua indicação, ficou melhor apresentável sem dúvida do que o ultrapassado Libre Office.

  • Artur_Canabarro
    editado janeiro 2020

    Não estava funcionando o corretor ortográfico porque não havia instalado este pacote de idiomas em português. Mesmo assim o Libre Office me parece mais completo e funcional, embora seja muito feio este visual anticuado do Libre.

  • Digite seu comentário> @Artur_Canabarro disse:

    Não está funcionando o corretor ortográfico.

    Obrigado por comentar, vou atualizar inserindo essa informação.

  • @Artur_Canabarro disse:
    Muito obrigado por sua indicação, ficou melhor apresentável sem dúvida do que o ultrapassado Libre Office.

    O Libre É mais atualizado e eficiente que o FreeOffice, na minha opinião e experiência de uso.

  • Sim, eu concordo com vc, só me incomodo com o visual do Libre.

  • Muito bom ótima postagem parabéns

  • Atualizado Fedora 34.