[TUTORIAL] Trocando de ambiente desktop

Olá, pessoal. Vou trocar o meu ambiente desktop, vou instalar o XFCE e remover o LXDE e mostrar o processo aqui.
O procedimento a seguir serve para a instalação do ambiente completo. Para instalações personalizadas, faça a lista dos pacotes que deseja e instale individualmente antes de fazer a troca.

Verificando os ambientes disponíveis

dnf grouplist

Se quiser mais detalhes dos grupos, utilize o parâmetro -v no comando:
dnf grouplist -v

Instalando o ambiente desejado

Podemos instalar o grupo de ambiente desktop desejado usando um dos comandos abaixo. No primeiro, eu mostro o nome amigável do grupo entre aspas, e no segundo eu mostro o nome do "pacote".

sudo dnf groupinstall "Ambiente de Trabalho Xfce"

sudo dnf install @xfce-desktop-environment

Após a instalação, podemos trocar o Display Manager (popular tela de login) se quisermos. Vou fazer a troca do LXDM - padrão da Spin LXDE - pelo LightDM - padrão da Spin XFCE. O display manager já é instalado com o grupo de ambiente desktop selecionado.

Trocando a tela de login

Para trocar o display manager, vou desabilitar o atual e habilitar o novo gerenciador. Se você estiver em um ambiente desktop diferente do meu, verifique qual é o seu display manager:

  • GNOME: gdm
  • KDE Plasma: sddm
  • Mate e XFCE: lightdm
  • LXDE e LXQt: lxdm

Desabilitando o display manager atual

sudo systemctl disable lxdm

Lembre-se de adaptar o comando à sua necessidade caso use outro ambiente desktop.

Habilitando o novo display manager

sudo systemctl enable lightdm

Lembre-se de adaptar o comando à sua necessidade caso use outro ambiente desktop.

Reinicie a máquina para usar o novo display manager e não se esqueça de escolher o novo ambiente desktop na tela de login.

O novo ambiente desktop

Removendo o ambiente antigo

Esse passo não é necessário caso você ainda queira usar o antigo ambiente.

sudo dnf remove @lxde-desktop-environment

Considerações

  • Pode ser que a remoção do grupo de ambiente desktop remova algum programa que você use. No meu caso, precisei reinstalar os pacotes xarchiver e transmission-gtk.
  • Se você já tiver removido algum programa do ambiente antigo, pode ser que o dnf avise que o grupo não está instalado. Nesse caso, você tem duas opções:
    • Remover as coisas que não usa, pacote por pacote.
    • Instalar o grupo novamente e removê-lo em seguida (eu fiz assim).

Importante: trocar ambientes desktop ou usar vários ao mesmo tempo pode deixar as coisas meio bagunçadas no seu ambiente (serviços de um ambiente iniciando no outro, por exemplo). Portanto, o ideal é você escolher um ambiente desktop, instalar a spin Fedora que traz o ambiente e usar bastante para se acostumar e aprender.

Até a próxima, pessoal.

Comentários