[TUTORIAL] Personalizando o TERMINAL Do Mate com Imagens e Cores

Amandextra
editado fevereiro 2021 em MATE

Nas conversas do grupo Comunidade Fedora Brasil no Telegram, vi o colega recém chegado Felipe Tambasco mostrar o print do terminal dele e as cores logo me chamou à atenção.

Então, logo perguntei como que fazia aquilo e dentre as opções expostas pelo Felipe e Lemos (ZSH, ohmyzsh e ohmybash), @geraldossk me mostrou o caminho das pedras para mudar as cores do terminal sem precisar instalar nada. Simplesmente indo nas configurações já resolvia a questão. :o

CHEGA DE ENROLAÇÃO E VAMOS AO QUE VIEMOS

Esse tutorial é para você que também está cansado :s do padrão tela preta :# e quer deixar a visualização mais divertida :D e acalentadora o:) na hora de usar os comandos.

Então, vamos começar... :)

Ao abrir o terminal, clique em "Editar"

Depois, clique em "Preferências do perfil" onde irá abrir a seguinte janela:

Por padrão, a opção "Usar a fonte de largura fixa do sistema" vem habilitada. Ao desabilitar, você pode configurar o estilo da fonte ao seu gosto.

PARA ADICIONAR IMAGEM DE FUNDO

Selecione:
1. "Plano de fundo"
2. "Imagem de fundo"
3. Clique no ícone da pasta para procurar a imagem desejada no seu computador

Fiz algumas brincadeiras e veja como ficou divertido:

Observei que: dependendo do tamanho da imagem, ela se replica. Quanto menor for a resolução, mais réplicas! Quanto maior, menos réplicas!

ESCOLHENDO AS CORES

Clique na aba "Cores"

Para próxima etapa, sugiro que dê o comando neofetch no terminal para melhor visualizar as configurações de cores.

Assim, você terá como controlar melhor as opções e os níveis de cores para harmonizar tudo como agradar seus olhos.

Em quaisquer das opções que for escolhendo é possível personalizar a densidade das cores.
Clique no +

Preste atenção que na próxima imagem você poderá relacionar as cores...

Por hora, são essas configurações que fiz e achei que poderá ser útil pra vocês!!!

Comentários

  • Amandextra
    editado fevereiro 2021

    :/ Desculpem ter colocado como "Spoiler" as partes que queria chamar atenção.
    Esse foi meu primeiro tutorial e ainda tô aprendendo a usar as ferramentas do site. ;)

    PS: Consegui editar e mudei o layout :#

  • Parabéns Amanda ficou realmente muito divertido, tanto o terminal do mate personalizado quanto seu tutorial.
    :)