[TUTORIAL] - Instalando e Configurando o Plank no Fedora 32

Instalando o Plank

Para instalar o Plank no Fedora 32 basta você ter seu fedora corretamente instalado e atualizado. Se você acabou de instalar o Fedora 32 então baixe primeiro todas as atualizações pelo terminal com o comando abaixo:

$ sudo dnf upgrade

Depois reinicie seu sistema e no terminal use o comando abaixo para instalar o plank e todos os seus temas...

$ sudo dnf install plank adapta-gtk-theme-plank arc-theme-plank elementary-theme-plank greybird-plank

Configurando o Plank

Abra o programa e vá nas configurações - a tecla de atalho para o menu do Plank é CTRL + Botão direito do mouse. Outra forma de acessar as Configurações do Plank é rodar o comando no terminal: plank --preferences

Considerações

Usem o Plank do repositório do Fedora, é mais novo e sempre recebe atualizações.

Comentários

  • O meu da o seguinte.

    "Nenhuma correspondência para argumento: adapta-gtk-theme-plank
    O pacote arc-theme-plank-20201013-2.fc34.noarch já está instalado.
    Erro: Não foi possível encontrar uma correspondência: adapta-gtk-theme-plank"

  • Gideon
    editado abril 2021

    Digite seu comentário> @diegovazm disse:

    O meu da o seguinte.

    "Nenhuma correspondência para argumento: adapta-gtk-theme-plank
    O pacote arc-theme-plank-20201013-2.fc34.noarch já está instalado.
    Erro: Não foi possível encontrar uma correspondência: adapta-gtk-theme-plank"

    Percebi que vc está utilizando o Fedora 34 Beta. Este tutorial foi elaborado com base no Fedora 32. O tema adapta-gtk-theme-plank não é empacotado desde o Fedora 33, o ultimo pacote que localizei foi para o Fedora 32. Você pode seguir este tutorial, porém ignorando este pacote do tema adapta.

  • Olá eu fiz sem o adapta-gtk-theme-plank, funcionou porém qdo clico no plank não abre e não aparece nenhum erro.

  • Digite seu comentário> @diegovazm disse:

    Olá eu fiz sem o adapta-gtk-theme-plank, funcionou porém qdo clico no plank não abre e não aparece nenhum erro.

    Qual interface gráfica vc está utilizando? Execute o plank pelo terminal para acompanhar o processo de inicialização do programa, assim pode-se identificar a causa.

  • Seria isso?

  • Gideon
    editado abril 2021

    Digite seu comentário> @diegovazm disse:

    Seria isso?

    Você está usando o sistema sobre o wayland, pela mensagem o plank não suporta esse servidor gráfico. Para usá-lo vc terá que logar no sistema em "gnome sobre xorg".

    Vc está utilizando Gnome, talvez seja melhor vc usar a extensão "dash-to-dock" em vez do plank.