[AJUDA] Fedora 34 | Drivers Conexant HD (Dolby Surround)

ChesterNut999
editado abril 2021 em Workstation

Olá colegas,

Meu notebook Lenovo G40-80 possuí o chip de som da Conexant com alguns recursos especiais (proprietários).

Alguém no fórum pode me ajudar/orientar a encontrar os drivers para instalação?

Aparentemente o site da empresa não existe mais.
http://www.conexant.com/

Li sobre o ALSA Drivers, que (eu não sei como) podem ser usados como genéricos... Gostaria de mais informações sobre.

Att,
ChesterNut999

Comentários

  • Gideon
    editado abril 2021

    Digite seu comentário> @ChesterNut999 disse:

    Olá colegas,

    Meu notebook Lenovo G40-80 possuí o chip de som da Conexant com alguns recursos especiais (proprietários).

    Alguém no fórum pode me ajudar/orientar a encontrar os drivers para instalação?

    Aparentemente o site da empresa não existe mais.
    http://www.conexant.com/

    Li sobre o ALSA Drivers, que (eu não sei como) podem ser usados como genéricos... Gostaria de mais informações sobre.

    Att,
    ChesterNut999

    Boa tarde, será preciso que colete algumas informações em seu sistema. Utilize a aplicação inxi (para instalar: sudo dnf install inxi), e execute o comando abaixo no terminal para colher informações de áudio do seu hardware.

    $ inxi -Axxx
    
  • ChesterNut999
    editado abril 2021

    @Gideon disse:
    Digite seu comentário> @ChesterNut999 disse:

    Olá colegas,

    Meu notebook Lenovo G40-80 possuí o chip de som da Conexant com alguns recursos especiais (proprietários).

    Alguém no fórum pode me ajudar/orientar a encontrar os drivers para instalação?

    Aparentemente o site da empresa não existe mais.
    http://www.conexant.com/

    Li sobre o ALSA Drivers, que (eu não sei como) podem ser usados como genéricos... Gostaria de mais informações sobre.

    Att,
    ChesterNut999

    Boa tarde, será preciso que colete algumas informações em seu sistema. Utilize a aplicação inxi (para instalar: sudo dnf install inxi), e execute o comando abaixo no terminal para colher informações de áudio do seu hardware.

    $ inxi -Axxx
    

    Olá @Gideon !
    A saída do comando revelou algumas coisas, como a utilização do ALSA.

    Pesquisei melhor e, se entendi bem, os drivers Conexant ficam associados ao programa Smart Audio. Por meio desse software, você consegue habilitar ou desabilitar algumas funções relacionadas ao áudio do PC. No Windows 10, esse driver apresentou algumas incompatibilidades depois de algumas atualizações do sistema.

    Na realidade, o objetivo é conseguir (ou verificar) algum meio de utilizar o recurso Dolby Surround presente neste modelo de notebook.

    Estou verificando a possibilidade de utilizar o PulseAudio.

    Att,
    ChesterNut999

  • Olá @Gideon .

    Pesquisando mais a fundo, notei que o utilitário ALSA-utils estava instalado.
    Consegui visualizar algumas coisas a mais...

    Mas ainda sim não tenho nenhum indicio de que o recurso Dolby Surround foi ativado/está ativo.

    Att,
    ChesterNut999

  • Olá @ChesterNut999 o fedora 34 agora utiliza o pipewire e em alguns casos pulseaudio-pipewire como camada de compatibilidade, então talvez algumas soluções anteriores não funcionem corretamente ainda pois não foram portadas.
    Uma idéia que tive aqui é de você instalar o pavucontrol (sudo dnf install pavucontrol) pois ele oferece mais alguns recursos de configuração de áudio.

  • Olá @ChesterNut999! No caso seu notebook reproduz sons normalmente, porém não possui a parte proprietária do driver que contém alguns ajustes como no Windows, certo?

    Se o que você está procurando é um modo de instalar ou "ativar" essa parte proprietária do driver no Linux, tenho notícias não tão boas para te dar... você provavelmente não vai encontrar nada nesse sentido.

    O driver e os ajustes do Dolby Digital Advanced Audio no Windows são 100% proprietários e de código fechado, o que significa problemas de licença (o famoso processinho) pra qualquer um que tentar trazer esses ajustes para o Linux sem permissão, a menos que a própria Conexant faça. Sem falar que o único jeito de realizar tal feito seria fazendo engenharia reversa no driver proprietário, então dá pra entender a dimensão do problema, né?

    No mais é isso mesmo, o Linux vai usar um driver genérico que serve para sua DSP (o processador de áudio do seu dispositivo) e nem sempre ela vai soar tão bem quanto no Windows justamente por faltarem esses ajustes. As única culpadas são a Conexant e a Lenovo, que não trazem seus drivers para o Linux por conta própria...

  • Uma dica que posso dar é que você pode tentar "imitar" os efeitos do driver proprietário do Windows no Linux usando um equalizador. O Pulse Effects tem várias soluções e opções de ajustes pra você explorar. Ele deve funcionar tranquilamente com o Pipewire.

  • geraldossk
    abril 26 Sinalizar
    Olá @ChesterNut999 o fedora 34 agora utiliza o pipewire e em alguns casos pulseaudio-pipewire como camada de compatibilidade, então talvez algumas soluções anteriores não funcionem corretamente ainda pois não foram portadas.
    Uma idéia que tive aqui é de você instalar o pavucontrol (sudo dnf install pavucontrol) pois ele oferece mais alguns recursos de configuração de áudio.

    @geraldossk agradeço as informações e as dicas.
    De fato, pesquisando e até mesmo participando do fórum da Lenovo (tanto o brasileiro como o gringo), não há (ao menos por enquanto) solução para sistemas Linux que atendam essas situações.

    Att,
    ChesterNut999

  • ChesterNut999
    editado abril 2021

    csfmarcos
    abril 26 Sinalizar
    Olá @ChesterNut999! No caso seu notebook reproduz sons normalmente, porém não possui a parte proprietária do driver que contém alguns ajustes como no Windows, certo?

    Se o que você está procurando é um modo de instalar ou "ativar" essa parte proprietária do driver no Linux, tenho notícias não tão boas para te dar... você provavelmente não vai encontrar nada nesse sentido.

    O driver e os ajustes do Dolby Digital Advanced Audio no Windows são 100% proprietários e de código fechado, o que significa problemas de licença (o famoso processinho) pra qualquer um que tentar trazer esses ajustes para o Linux sem permissão, a menos que a própria Conexant faça. Sem falar que o único jeito de realizar tal feito seria fazendo engenharia reversa no driver proprietário, então dá pra entender a dimensão do problema, né?

    No mais é isso mesmo, o Linux vai usar um driver genérico que serve para sua DSP (o processador de áudio do seu dispositivo) e nem sempre ela vai soar tão bem quanto no Windows justamente por faltarem esses ajustes. As única culpadas são a Conexant e a Lenovo, que não trazem seus drivers para o Linux por conta própria...

    @csfmarcos achei muito interessante sua colocação.

    E sim! As funções básicas de áudio estão todas ok no Linux. Não tive problema algum! Utilizando o Windows esses recursos avançados de áudio permitem que o som fique mais "polido" e é uma pena que o software que faz a interface com o hardware, fique limitado (ou exclusivo?) a um único S.O.

    É claro que a indústria segue as previsões e os "padrões" de mercado de tal forma que, fico um pouco frustrado em saber que até para comprar um computador é preciso, talvez, saber se a marca desejada fornece soluções/suporte proprietários ou não para sistemas Open Source.

    A comunidade responde a muitas coisas, desde "contornar" um problema e mais do que isso, prover soluções efetivas para diversos casos e situações técnicas.
    Por outro lado fico feliz em saber que sempre há pessoas querendo contribuir e resolver certos problemas que aparentemente, só se resolveriam com um sistema de código fechado.

    Att,
    ChesterNut999