EXT4 ou Btrfs

Olá comunidade. Uso o Fedora desde a versão 32 e formatei a / em EXT4. Atualizei para a versão 33 (sem formatar) e logo logo pretendo atualizar para a 34. Minha dúvida é: Posso continuar atualizando mantendo o sistema EXT4 ou isso poderá me trazer problemas futuros? Não quero formatar meu disco só para mudar o sistema para Btrfs.

Comentários

  • Digite seu comentário> @hugonbr disse:

    Olá comunidade. Uso o Fedora desde a versão 32 e formatei a / em EXT4. Atualizei para a versão 33 (sem formatar) e logo logo pretendo atualizar para a 34. Minha dúvida é: Posso continuar atualizando mantendo o sistema EXT4 ou isso poderá me trazer problemas futuros? Não quero formatar meu disco só para mudar o sistema para Btrfs.

    Vc vai poder continuar usando o EXT4 perfeitamente! Eu tmbm uso e acho que continuarei usando, até que outro FS tenha desempenho ou benefícios bem superiores no cenário de simples user para que possa migrar.

  • Show @tallescg, valeu!

  • Na verdade a qualquer momento você pode converter sua partição em EXT4 para BTRFS, usando o btrfs-convert ferramenta do pacote btrfs-tools. Nas distro DEB e Manjaro sei como fazer, mas como retornei ao Fedora agora no 34, formatando do zero, sugiro que pesquise ou pergunte no fórum sobre essa conversão. Mas como disse, fiz no Ubuntu uma vez e foi tudo tranquilo. Só que, não estou vendo ganho de desempenho na minha SSD com o BTRFS, e olha que sou fã deste filesystem.

  • Também não vi muito desempenho embora seja uma maquina bem antiga core i5 de sexta geração (notebook ainda) com 8gb de ram e 256 gb ssd

  • Eu continuo usando o bom e velho EXT4

  • Já eu obtive ótimos resultados com o btrfs no fedora 33 com xfce. A diferença no notória em um i5 de 1ªgen com ssd e 4GB de ram. Mas ai vai do hardware e ssd de cada um não é? Se desempenho não foi o ponto forte pra vcs vejam as outras vantagens do seu uso como os snapshots, o copy on write, a otimização pra ssd...