[RESOLVIDO]NÃO CONSIGO MUDAR A POSIÇÃO DO MONITOR

Amandextra
editado junho 2021 em MATE

Ao tentar mudar a posição dos monitores

Acontece algo que não sei explicar no software de configuração:

Como podem ver na mensagem flutuante, apenas arrastar para mudar a posição dos monitores:

Comentários

  • Gideon
    editado junho 2021

    @Amandextra disse:
    Ao tentar mudar a posição dos monitores
    ...

    Acontece algo que não sei explicar no software de configuração:

    ...

    Olá Amanda! Fazem muitos anos que não uso a interface Mate, mas observando a decoração das janelas em sua print e o que ocorre ao posicionar os monitores (posicionar), acredito que vc está utilizando o compiz. Vc já experimentou desativar o compiz, e com ele desativado fazer os ajustes desejados na disposição dos monitores?

  • Amandextra
    editado junho 2021

    Uso o Compiz sim, @Gideon.
    Mas não sei como desativar.
    Pode me dizer como?

  • @Amandextra disse:
    Uso o Compiz sim, @Gideon.
    Mas não sei como desativar.
    Pode me dizer como?

    Amanda, veja abaixo na imagem: clica com o direito do mouse no ícone do compiz (1) na bandeja do sistema. No menu flutuante, aponte para Select Window Manager (Selecione o Gerenciador de Janelas) (2), e clique em Marco (3). Assim, o compiz será desativado e o Marco, que é o gerenciador de janelas original do Mate será ativado.

    Para ativar o compiz novamente, repita os passos realizados acima, porém marcando o compiz em vez do Marco.

  • Eu tinha feito isso ontem e não sabia que tinha desativado. Mas tentei mudar a posição e mesmo assim não deu certo.

  • @Amandextra disse:
    Eu tinha feito isso ontem e não sabia que tinha desativado. Mas tentei mudar a posição e mesmo assim não deu certo.

    Amanda, a pesar de ficar com o preview "zoado" quando vc arrasta/posiciona os monitores, depois de fazê-lo, vc clicou em aplicar? E ainda, depois de ter clicado em aplicar a mudança não ocorreu de fato?

  • Tentei sim e o que ocorre são uns bugs bem estranhos como você pode conferir nas imagens...
    Daí tenho que reiniciar porque ou a tela do notebook fica preta, ou a da TV que fica.

  • @Amandextra disse:
    Tentei sim e o que ocorre são uns bugs bem estranhos como você pode conferir nas imagens...
    Daí tenho que reiniciar porque ou a tela do notebook fica preta, ou a da TV que fica.

    ...

    Nesse caso, instala o aplicativo Arandr (sudo dnf in arandr), e tenta fazer a configuração desejada por ele. Depois de instalado vc deve encontrá-lo no menu de aplicações do Mate.

  • Amandextra
    editado junho 2021

    Instalei e consegui fazer as configurações para mudar a posição dos monitor HDMI da TV.
    Também configurei para iniciar no momento da inicialização do notebook...

    Porém, ao desligar e ligar, as configurações se perdem e tenho que posicionar a cada inicialização. Isso também acontece quando desligo a TV (HDMI) com o o notebook ligado e depois de entrar no descanso de tela. Tenho que ativar as configurações do ARandR novamente

    Outro detalhe que percebi, é que quando mudo a posição do HDMI no ARandR, o desktop se posiciona no HDMI. Mas isso não tem problema!

    Salvei as configurações para facilitar um pouco mais, mas gostaria que não precisasse abrir as salvas toda vez que ligar.

  • @Amandextra disse:
    Instalei e consegui fazer as configurações para mudar a posição dos monitor HDMI da TV.
    Também configurei para iniciar no momento da inicialização do notebook...

    Não precisa adicionar o Arandr para iniciar junto da sessão, como fez abaixo.

    ...

    Porém, ao desligar e ligar, as configurações se perdem e tenho que posicionar a cada inicialização.
    ...



    Como já falei anteriormente, não uso o mate então não tenho como testar. Mas vc pode tornar esse arquivo, que vc salvou (.sh), executável dando permissão de execução, depois crie uma entrada para ele em "programas iniciar" das preferências da sessão. Acredito que essa ação irá aplicar a configuração sempre que iniciar a sessão do mate.

    P.S.: Para tornar um arquivo executável, pode ser feito pelo Gerenciador de Arquivos (Caja), mas como não conheço a tela dele vou informar como fazê-lo pelo terminal. Entre no diretório onde salvou o arquivo pelo Caja, clique com o botão direito do mouse em uma área em branco da janela e no menu flutuante escolhe "Abrir terminal aqui" ou alguma opção semelhante, ou acesse o diretório diretamente pelo terminal. Feito isso, execute o comando:

    chmod +x arquivo.sh ==> (nesse caso não precisa usar o sudo.)


  • Amandextra
    editado junho 2021

    @Gideon? Veja se segui corretamente as etapas que você mencionou...

    Já estava ativado a permissão:

  • Gideon
    editado junho 2021

    @Amandextra disse:
    @Gideon? Veja se segui corretamente as etapas que você mencionou...

    ...

    Já estava ativado a permissão:

    ....

    Amanda, o nome do seu arquivo não é arquivo.sh, vc deveria ter mudado no comando do meu exemplo onde havia "arquivo.sh" para o nome do seu arquivo, que é o nome que vc mesma definiu para ele quando salvou as configurações no Arandr. Mas como vc bem observou, o seu script ("arquivo".sh) já tem permissão de execução, então vc pode seguir com os passos que indiquei no outro comentário.

  • Amandextra
    editado junho 2021

    Funcionou da seguinte forma, @Gideon:
    Em "Preferências dos aplicativos de sessão"

    Agora está do jeito que salvei quando inicio!!!
    Obrigada demais pelas instruções, @Gideon !!! o:)

  • Gideon
    editado junho 2021

    @Amandextra disse:
    Funcionou da seguinte forma, @Gideon:
    Em "Preferências dos aplicativos de sessão"

    ...

    Agora está do jeito que salvei quando inicio!!!
    Obrigada demais pelas instruções, @Gideon !!! o:)

    É isso ai Amanda, que bom que resolveu. :smiley:

Esta discussão está fechada.