Erro IRPF 2022 no Fedora 35

Uso o Fedora 35 Workstation. Baixei o programa do IRPF 2022, a versão Multiplataforma. Descompactei e tentei executar com o comando java -jar irpf.jar. No entanto, dá erro e o programa não é executado.

No arquivo de log gerado tem o seguinte:

Sistema: Linux
Java: 11.0.14.1
JavaHome: /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-11.0.14.1.1-5.fc35.x86_64
mar 13, 2022 10:10:52 AM serpro.ppgd.negocio.util.LogPPGD erro
GRAVE: Can't load library: /usr/lib/jvm/java-11-openjdk-11.0.14.1.1-5.fc35.x86_64/lib/libawt_xawt.so
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: Could not initialize class java.awt.Container
    at serpro.ppgd.irpf.gui.util.GuiUtil.mostrarErro(GuiUtil.java:118)
    at serpro.ppgd.irpf.gui.util.GuiUtil.mostrarErro(GuiUtil.java:105)
    at serpro.ppgd.app.IRPFPGD.main(IRPFPGD.java:90)

Alguém poderia me ajudar?

Comentários

  • Você verificou se tem instalado o arquivo "libawt_xawt.so" ???
    Usando o terminal, rode o comando:
    locate libawt_xawt.so

    Eu fiz o teste aqui no meu pc, das duas formas de instalação e rodou sem problema. E no meu caso eu tenho instalado a biblioteca em questão.

    Talvez esteja faltando instalar algum componente a mais no Java. Agora qual versão do Java, não sei, existem alguma implementações do Java. E como não é algo que domino, não posso recomendar a versão do java a ser instalada.
    Mas tentou a instalar a versão para Linux, que é um arquivo bin ?

    A questão é esperar alguém que tenha domínio em Java para dar uma resposta melhor.

    Um abraço.

  • Verifiquei e não tinha o arquivo libawt_xawt.so.

    Executei o comando ´dnf list installed´ para verificar os pacotes instalados. Vi que do java eu só tinha o java-11-openjdk-headless.x86_64. Então dei uma rápida pesquisada para saber o que significava o headless. Vi que significa uma instalação mínima, que não tem o necessário para executar uma aplicação GUI. Então resolvi instalar o pacote sem o tal "headless", com o comando ´sudo dnf install java-11-openjdk.x86_64´. Então, depois de instalado, tentei executar novamente o programa do IRPF e funcionou normalmente.