Preparando ambiente de Desenvolvimento com Fedora 39

edivancarvalho
editado janeiro 11 em Fedora


Aqui vou esta colocando alguns programas que uso para o desenvolvimento em vários ambientes, gostaria de ressalta que cada pessoa monta seu próprio ambiente, bom este é o meu.

Tecnologias

  • Java
  • Angular
  • Docker
  • VsCode
  • Node
  • Nvm

Atualizando o sistema dnf upgrade -y, apos atualizações, reiniciar sua maquina.


Programas Básicos:

Instalando alguns programas básico tais como: nload, nmap, zsh, node, npm, git
dnf install vim nload nmap zsh git nodejs npm -y

Instalando o nvm: sudo npm install -g nvm, o nvm é muito importante pois as vezes temos que usar varias versões do node.

Instalando o oh-my-ssh, link do site: https://ohmyz.sh/#install, realizando a instalação, lembrando que você deverá esta logado com o seu usuário normal sem ser root:
sh -c "$(wget https://raw.githubusercontent.com/ohmyzsh/ohmyzsh/master/tools/install.sh -O -)"


VsCode

Acesse o site do VsCode https://code.visualstudio.com/download e baixe o instalando e depois poder abrir o terminal e roda o comando:

dnf install nome-do-pacote


JetBrains

Uso a IDE da JetBrains link para o donwload https://www.jetbrains.com/pt-br/idea/ ao baixa o arquivo e so descompactar e entre no diretorio e depois va em bin e executar o arquivo idea.sh e depois seguir os passos.

Docker

Instalando o Docker lembrando que você pode usar o Podman

sudo curl -fsSL https://get.docker.com | bash, espere terminar a instalação.

Inicializando o docker de forma automática quando o computador do ligado: sudo systemctl enable docker e agora dando o start no docker sudo systemctl start docker.

Se você quiser que seu usuário tenha permissão para subi contêiner sem ser o root faça o seguinte: sudo usermod -aG docker $USER, apos fazer isso abra outro terminal e digite docker ps.

Eu uso muito o docker para subir banco de dados, postgres, mysql entre outros, ou ate mesmo usar sistema para teste, bom se for montar um maquina do zero para usar um banco de dados ou varios ai não dar né. Ou ate mesmo criar sua propria aplicação e salva no formato de .iso e subir e outro ambiente de forma rapida e eficaz bom nesse caso o céu é o limite.

Docker Compose

Vamos usar tambem o Docker compose, para a instalação faça: sudo dnf install docker-compose -y e veja qual a versao docker-compose --version agora sim nosso ambiente esta finalizado.

Importante:
Eu já gosto baixa o java pela própria IDE acima.

Mais tem outra solução que eu uso bastante que aprendi com meus docentes, que é criar diretório para cada funções vou da um exemplo:

Tenho esses 2 diretórios, onde eu coloco os programas, como: java, lib, IDE's, postman, tudo relacionado a programas. Já no outro diretório, eu coloco todos os projetos. Isso faz com que o ambiente de desenvolvimento fique mais organizado.


Bom ate no momento é isso quem estive mais ideias me fala que eu adiciono ai....

Comentários