[RESOLVIDO] SDDM não aparece após upgrade do 29 para o 30

leandroramos
editado abril 2019 em LXQT

Boa tarde, pessoal.
Fiz o upgrade do Fedora LXQt 29 para o 30, não é minha máquina de produção, mas tive um problema: a interface gráfica não inicia - já havia tentado os sistemas live em USB e também não subiam. Fiz o upgrade do 29 para ver se o mesmo problema ocorria e ocorreu.
O SDDM sobe, mas não aparece na tela, ou seja, o serviço está "actve running", mas a tela continua somente no modo texto.

Perdoem pela má qualidade das imagens, meu celular é muito ruim.
Abraços!

Comentários

  • Só para complementar: eu consegui iniciar o sistema usando o kernel anterior, do Fedora 29. Vou debugar as coisas aqui para tentar descobrir como fazer o kernel novo subir.

  • Leandro,
    Eu tive problemas parecidos, usando VMs acredita.

    Fiz a instalação do F29 e Mageia em VMs, atualizei todo o sistema, qdo reiniciei começou apresentar o mesmo problema que vc teve.

    A unica coisa que tem em comum nas duas distros é o KDE Plasma.

    Pesquisando sobre isso, o KDE Plasma que eu uso e LXQt que vc esta usando... ambos usam o SDDM como gerenciador de login.

    Qualquer coisa, tenta o seguinte ... qdo vc iniciar e ocorrer este problema, faça login no terminal e depois inicie o X com o comando startx.

    Faz algum tempo já, eu e um pessoal lá da comunidade do OpenSuse fizemos isso por um período ... até a nvidia ou kde "não lembro ao certo, faz tempo já" atualizar ... ai voltou ao normal. Teve algumas pessoas que mudaram do sddm, tmb deu certo. Eu tive preguiça, então esperei atualização rsrs.

  • Obrigado, @chacal. mas eu já fiz isso. Olhei os logs, mas não consegui descobrir o motivo, pois o serviço do SDDM está rodando, apesar de não aparecer. E não é só com o SDDM, é com outros gerenciadores também, todos aparecem "active running" mas não aparecem. Mas ao escolher o kernel do 29 o sistema sobe lindamente. Muito estranho.

  • Boa noite, pessoal.
    Eu tentei várias coisas: desinstalei o plymouth que apresentou alguns erros, troquei do sddm para gdm e lxdm, nada feito. Só sobe com o kernel antigo. Por falta de paciência (e de tempo) para debugar isso, vou tirar o sistema, já que era só de testes.
    Não sei se coloco resolvido no tópico ou se somente peço para os moderadores fecharem, mas já dei por finalizado.

    Obrigado a todos.

  • Olá, pessoal. Consegui resolver o problema, criei um arquivo /etc/X11/xorg.conf com o seguinte conteúdo:

    Section "Device"
            Identifier "Intel"
            Driver "intel"
    EndSection
    

    Não sei por que razão minha placa de vídeo só subia com o kernel mais antigo, nunca precisei criar esse xorg.conf. Mas agora posso usar o sistema tranquilamente.

    Abraços a todos!