[Dúvida] _Home_ separado no Fedora Silverblue

osimplex
editado julho 2019 em SilverBlue

Contexto:

  • Tenho usado Manjaro com / em BtrFS+Timeshift, /home em ext4 e /var em ext4.
  • Se mostrou uma configuração bastante estável para meu uso, com a possibilidade de restauração de estado da raiz caso alguma atualização traga problemas (o que não aconteceu comigo em quase dois anos que uso o SO), evitando os problemas do Docker com BtrFS (/var em ext4) e entulho nos estados (o cache do pacman fica no /var em ext4, e a /home está separada e em ext4 também).
  • O BtrFS entra aqui forte com os chamados snapshots, que chamo estados.

@Renato Araujo trouxe a notícia do Silverblue, no qual fiquei bastante interessado.
A idéia é passar ao Silverblue e dispensar o BtrFS (do qual não tenho o que reclamar) em favor do ostree. Também quero usar mais dos containeres em meu modo de operar o computador.

Nota: O Silverblue oferece a melhor possibilidade de uso no desktop para usuários com menor conhecimento (em minha visão), assim que o rpm-ostree estiver devidamente integrado ao Gnome Software e o rebase for um pouco mais facilitado.

Leitura:

O ponto:
Apesar de ser algo ainda não totalmente estabelecido, me parece que existe alguma possibilidade de já realizar instalação com a partição dos usuários (o home) separado. Basta usar o ponto de montagem /var/home ao invés do costumeiro /home.

Há alguém que já use separação do home em máquina real ou virtual, ou tenha somente testado?

Comentários