Fedora Silverblue 31 no meu Atom com 2GB de RAM

Digite sua mensagem

Recentemente, fiz um post relatando minha exteriência com o Fedora Silverblue XFCE no meu super PC com processador Atom e 2GB de RAM.

Na ocasião, eu tive problemas para instalar a versão 31, e relatei o erro no post, mas resolvi instalar a versão 31 novamente e fazer a coisa funcionar.

Resolução do problema

Ao instalar o Fedora Silverblue 31 no meu Atom, o gerenciador de display GDM não funcionou, mas o utilitário para a criação do usuário funcionou, o gnome-initial-setup, e após a criação do usuário eu usei a linha de comando (TTY) para me conectar à internet e instalar o XFCE usando o projeto Kinoite, usando o tutorial do blog FastOS Linux: https://fastoslinux.com/2019/07/30/silverblue-com-kde-plasma/ (adaptando o tutorial para instalar o XFCE e não o KDE Plasma).

Criando o usuário com o gnome-initial-setup

Erro na sessão do GNOME

Após a criação do usuário, acessei o TTY (CTRL+ALT+F2) e usei a ferramenta nmcli para me conectar à internet.

Mostrando as conexões disponíveis

[leandro@fedora]$ nmcli c show
NAME    UUID                                 TYPE   DEVICE 
Leandro 779cd78a-8c6d-44de-abe7-b75cd0a2b710 wifi   wlp0s29f7u8 
enp1s0 6814aadf-f46d-4900–8f20–728052eda756  ethernet --

Apagando a conexão wifi Leandro para limpar as configurações

[leandro@fedora ~]$ nmcli c delete Leandro

Configurando a conexão Leandro

[leandro@fedora]$ nmcli device wifi connect Leandro password minha-senha

Depois de configurar a conexão, segui o tutorial do FastOS e instalei o ambiente XFCE pelo TTY, assim como fiz na versão 30 no outro post.

Usando meu novo sistema

Após a instalação do ambiente XFCE, o sistema iniciou normalmente e o gestor de display LightDM iniciou sem erro. Agora posso aproveitar meu novo sistema leve e com um ambiente que estou bem acostumado.

O Fedora Silverblue está prestes a se tornar meu Fedora padrão, estou gostando muito do sistema.

Fedora Silverblue 31 com XFCE 4.14 instalado com sucesso

Até a próxima, pessoal!

Comentários

  • Problema resolvido e documentado. Ótimo Leandro. Grande contribuição. É para resolver problemas que as pessoas acabam chegando aqui no fórum.