[TUTORIAL Fedora 31/32] Instalando o servidor web e gerenciando seu serviço

editado julho 7 em Tutoriais

Para estudar assuntos relacionados ao Back-end, é necessário a utilização de um servidor web, vamos aprender, neste tutorial, como instalar o servidor e gerenciar o serviço dentro do sistema.

Para instalar o servidor web, execute o seguinte comando em seu terminal:

sudo dnf install httpd

Esse comando instalará o serviço do servidor web, você pode automatizar o início do serviço no boot do sistema, assim, não será necessário iniciá-lo manualmente, para isso, use o seguinte comando:

sudo systemctl enable httpd.service

Contudo, esse comando é relacionado ao init system do Fedora, o systemD, se por acaso, você estiver lendo esse tutorial, pensando em aplicá-lo em outra distro Linux, considere se seu sistema utiliza o systemD.

Para iniciá-lo manualmente, basta abrir seu terminal e executar:

sudo systemctl start httpd.service

Ao digitar "localhost" em seu navegador, você será encaminhado para a página que está em seu servidor web, o fedora mantém uma página por default, até que o usuário a modifique, esta página está armazenada em /var/www/html.

O arquivo que será mostrado por padrão estará nomeado como index.html, ali, você pode inserir sua página própria, mas também há uma página pré-definida.

Para acessar outros arquivos, basta inserir o seguinte na barra de seu navegador:

localhost/

Os arquivos deverão ficar, por padrão, em /var/www/html, contudo, é possível configurar outros locais, com outros nomes, para acessar esses arquivos, com os "virtualhosts", contudo, isso ficará para outro tutorial separado deste.

Para acessar a configuração do servidor web, é necessário ir até /etc/httpd/conf, onde haverá o arquivo "httpd.conf", ali, há a configuração do localhost, e será o arquivo editado para outras mudanças no serviço httpd.
Para aplicar as alterações feitas, é necessário reinicar o serviço httpd, para isso, basta executar o seguinte comando:

sudo systemctl restart httpd.service

Sabendo disso, já é possível trabalhar com o servidor web dentro de seu fedora.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.