[TUTORIAL] Instalação do Docky no fedora 32 (Cinnamon, mate, kde, workstation, xfce)

editado julho 30 em Tutoriais

Apresentação

Até recentemente não existia pacote do Docky em nenhum repositório do Fedora, assim os usuários de fedora que desejassem um dock em sua instalação precisavam recorrer aos outros existentes (plank, cairo dock, latte dock), entretanto nessa semana o Sérgio Correia, um membro da comunidade, providenciou o empacotamento e subiu o docky fedora pra um repositório Copr. Neste tutorial vou descrever o passo a passo pra proceder com a instalação do Docky em seu fedora 32, ele foi testado com sucesso em instalações com desktop cinnamon, mate, kde (plasma) e xfce.
No caso do fedora workstation ele só funciona corretamente em sessões Xorg, pois na sessão padrão (wayland) o Docky não reconhece todos os aplicativos abertos e portanto nem sempre é possível fixá-los no dock.


ATENÇÃO: essa instalação faz uso de um repositório Copr, não há nenhuma garantia de que funcionará em todas as instalações de fedora anteriores ou posteriores, nem há garantias de que o repositório será mantido indefinidamente ou atualizado. Bugs em instalações que utilizem pacotes obtivos via Copr não devem ser reportados ao projeto fedora, mas diretamente ao mantenedor do repositório

Para mais informações sobre o que são os repositórios Copr e como funcionam acesse esse LINK .

Passo a passo da INSTALAÇÃO

Antes de tudo é necessário habilitar o novo repositório pelo terminal, com o comando abaixo:

sudo dnf copr enable scorreia/docky

Observe na imagem abaixo que você deverá confirmar a inclusão desse repositório

Em seguida devemos dar o comando:

sudo dnf install docky


Nessa tela confirme o download (com "s" e dê "enter").
Assim como na próxima tela, para confirmar a validade da chave e iniciar a instalação dos pacotes baixados.

Ao concluir a instalação o terminal apresentará a mensagem abaixo, você já poderá fechar o terminal:

ATENÇÃO - Para que o Docky inicie junto com seu login no desktop, ele deve estar na lista de aplicativos a serem carregados no início da sessão. Por padrão ele já é adicionado automaticamente a esta lista, mas caso você reinicie sua máquina e ele não apareça no desktop, dê uma conferida nesta listagem.

Configuração e uso

Após instalado é necessário iniciar o Docky, podemos encontrar ele digitando seu nome na barra de pesquisa do menu (aqui um exemplo do desktop cinnamon)

Lembre-se que o docky irá aparecer por padrão na base da tela, portanto se já existir uma barra nesse local ela deverá ser removida.

Docky em sua inicialização padrão. Agora basta inserir aplicativos e configurar o tema e comportamento do dock conforme suas preferências.
A forma mais fácil de inserir aplicativos no docky é abrindo eles normalmente pelo menu do sistema e, quando estiverem abertos, fixá-los no dock, você pode mudar a ordem dos ícones no dock arrastando eles com o botão esquerdo do mouse pressionado e soltando-os no local desejado.

Para mudar temas e o comportamento do docky basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do docky (uma âncora) e em seguia em "configurações" (também é possível abrir as configurações apenas com um clique do botão esquerdo sobre a âncora)

Docky instalado e configurado no Fedora 32 KDE

Observe que ele irá instalar algumas dependências a mais no desktop KDE Plasma.

Docky instalado e configurado no Fedora 32 FXCE

Docky instalado e configurado no Fedora 32 Workstation (usando sessão Xorg)


Lembre-se que ele só funciona adequadamente em sessões Xorg

ATENÇÃO, RELEMBRANDO:
- Caso o Docky não inicie junto com seu login no desktop, lembre-se de conferir se ele foi adicionado aos aplicativos a serem carregados na inicialização. Por padrão ele já é adicionado automaticamente a esta lista.
- Este software foi empacotado para fedora 32 em Julho de 2020, e é mantido em um repositório Copr (de terceiros) portanto não é oficial e não tem suporte do projeto fedora.

Comentários

  • Muito bom Geraldo, parabéns à você pelos testes e tutorial e as mesmas congratulações ao Sérgio Correia pelo empacotamento..!!

  • editado julho 29

    Obrigado Zerocoolroot, realmente só temos a agradecer a disposição do Sérgio em providenciar o empacotamento. :) :)
    E também ao Panda pelo teste no fedora MATE. :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.