[RESOLVIDO] Teclado hid_apple Silverblue

trprado
editado fevereiro 2021 em SilverBlue

Olá, estou tendo um problema que esta me dando dor de cabeça no Silverblue 33. Tenho um teclado mecânico que é reconhecido como hid_apple, e por isso as teclas F1-F12 não funcionam corretamente, apenas os atalhos funcionam ao pressionar junto Fn.

Em pesquisa descobri que pode-se fazer:
echo 2 | sudo tee /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode
Assim elas funcionando, mas tenho de fazer todas as vezes que inicio.
Outra provável solução é fazer essa configuraćão no boot do Gnome, mas não deu muito certo.
Minha terceira solução seria configurar o modprob.d adicionando no arquivo hid_apple.conf o parâmetro:
options hid_apple fnmode=2
E criar um arquivo em /etc/dracut.conf.d/hid_apple.conf com:
install_items+=/etc/modprobe.d/hid_apple.conf
Em seguida executar # dracut --force e reiniciar, porém no caso do Silverblue não tem mudanças e contínua em /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode com valor 1, impossibilitando o uso direto das teclas F1-F12.

A duvida é como devo proceder para que o OSTree tome essas mudanças como permanentes e aplique ao inicializar o sistema?

Comentários

  • Quarta opção, relatar isso como bug diretamente com os desenvolvedores do fedora/gnome
    para que dêem suporte já por default

    De resto infelizmente não consigo ajudar

  • Fabricio
    editado fevereiro 2021

    Olá, grupo Fedora Silverblue no Telegram.Pq sou novo,uso á poucos meses o silverblue.Eles vão te ajudar.

  • Grupo Fedora Silverblue no Telegram,podem te ajudar.

    https://t.me/joinchat/ELJrJTUAFE4gVrlo

  • Digite seu comentário> @telmo disse:

    Quarta opção, relatar isso como bug diretamente com os desenvolvedores do fedora/gnome
    para que dêem suporte já por default

    De resto infelizmente não consigo ajudar

    Então, pelo que pesquisei esse é um problema bem conhecido de todas as distribuições Linux. Nenhuma configura corretamente teclados considerados hid_apple, nem sei por que esse teclado que tenho é considerado hid_apple sendo que é um teclado mecânico comum.
    No caso é uma falha grave do gestor de teclados não permitir uma melhor configuração das opções dos teclados.

    @Fabricio disse:
    Grupo Fedora Silverblue no Telegram,podem te ajudar.

    https://t.me/joinchat/ELJrJTUAFE4gVrlo

    Obrigado por compartilhar o grupo, entrei e fiz a pergunta passando esse tópico, vamos ver se alguém tem uma solução, se não, vou ter mesmo que relatar como bug.

  • Digite seu comentário> @trprado disse:

    Digite seu comentário> @telmo disse:

    Quarta opção, relatar isso como bug diretamente com os desenvolvedores do fedora/gnome
    para que dêem suporte já por default

    De resto infelizmente não consigo ajudar

    Então, pelo que pesquisei esse é um problema bem conhecido de todas as distribuições Linux. Nenhuma configura corretamente teclados considerados hid_apple, nem sei por que esse teclado que tenho é considerado hid_apple sendo que é um teclado mecânico comum.
    No caso é uma falha grave do gestor de teclados não permitir uma melhor configuração das opções dos teclados.

    @Fabricio disse:
    Grupo Fedora Silverblue no Telegram,podem te ajudar.

    https://t.me/joinchat/ELJrJTUAFE4gVrlo

    Obrigado por compartilhar o grupo, entrei e fiz a pergunta passando esse tópico, vamos ver se alguém tem uma solução, se não, vou ter mesmo que relatar como bug.

    Caso não consiga uma resolução aqui ou no grupo do silverblue no Telegram, vc pode relatar no bugzilla da redhat.

    Abaixo está o link do tutorial para criar uma conta FAS e vinculá-la ao bugzilla:
    https://fedorabr.org/index.php?p=/discussion/461/tutorial-como-criar-uma-conta-fas-do-fedora-e-associar-ao-redhat-bugzilla

    OBS: Se vc não planeja ser um contribuidor do projeto, pode pular os passos sobre geração e atribuição da chave SSH.

    P.S.: Caso consiga uma resolução para o problema através do Telegram ou Bugzilla, peço que se possível crie um tutorial aqui no fórum para futuras consultas. Obrigado!

  • Boa noite @trprado !

    Hoje tive um problema com meu teclado mecânico onde as teclas de 1 à 6 estavam trocadas com as teclas de 7 à (-).

    Resolvi o problema resetando de fábrica do firmware do teclado, no meu caso é a combinação de teclas FN + ESC.

    Faça uma tentativa para ver se resolve no seu caso. Lembrando que o atalho para resetar pode ser diferente para seu teclado, consulte o fabricante.

  • @Gideon disse:
    Boa noite @trprado !

    Hoje tive um problema com meu teclado mecânico onde as teclas de 1 à 6 estavam trocadas com as teclas de 7 à (-).

    Resolvi o problema resetando de fábrica do firmware do teclado, no meu caso é a combinação de teclas FN + ESC.

    Faça uma tentativa para ver se resolve no seu caso. Lembrando que o atalho para resetar pode ser diferente para seu teclado, consulte o fabricante.

    Tentei fazer o factory reset, o meu é um royal kludge rkg87, mas não deu certo. As teclas sem segurar Fn são considerados atalhos, mas fora do local e caso aperte Fn, nesse caso funciona os atalhos corretamente, mas nada de funcionar as teclas F1-F12.

    Eu tenho de conseguir fazer algo, que quando o sistema inicie, faça a alteração do hid para 2, o equivalente que faço na mão depois que entro no Gnome.
    echo 2 | sudo tee /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode

  • Gideon
    editado maio 2021

    Digite seu comentário> @trprado disse:

    ...

    Tentei fazer o factory reset, o meu é um royal kludge rkg87, mas não deu certo. As teclas sem segurar Fn são considerados atalhos, mas fora do local e caso aperte Fn, nesse caso funciona os atalhos corretamente, mas nada de funcionar as teclas F1-F12.

    Eu tenho de conseguir fazer algo, que quando o sistema inicie, faça a alteração do hid para 2, o equivalente que faço na mão depois que entro no Gnome.
    echo 2 | sudo tee /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode

    Já que as alternativas não funcionaram, vc pode automatizar esse comando para que ele seja executado no boot do sistema.

    Uma alternativa para isso é criar o arquivo rc.local no diretório /etc/rc.d.

    sudo nano /etc/rc.d/rc.local
    

    E cole o conteúdo do script abaixo:

    #!/bin/env bash
    # THIS FILE IS ADDED FOR COMPATIBILITY PURPOSES
    #
    # It is highly advisable to create own systemd services or udev rules
    # to run scripts during boot instead of using this file.
    #
    # In contrast to previous versions due to parallel execution during boot
    # this script will NOT be run after all other services.
    #
    # Please note that you must run 'chmod +x /etc/rc.d/rc.local' to ensure
    # that this script will be executed during boot.
    
    echo 2 > /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode
    

    Use os atalhos CTRL+s para salvar e CTRL+x para sair. Para este script estou supondo que o arquivo "/sys/module/hid_apple/parameters/fnmode" já exista.

    Agora é necessário dar permissão de execução para o arquivo rc.local.

    sudo chmod +x /etc/rc.d/rc.local
    
  • Digite seu comentário> @Gideon disse:

    Digite seu comentário> @trprado disse:

    @Gideon disse:
    Boa noite @trprado !

    Hoje tive um problema com meu teclado mecânico onde as teclas de 1 à 6 estavam trocadas com as teclas de 7 à (-).

    Resolvi o problema resetando de fábrica do firmware do teclado, no meu caso é a combinação de teclas FN + ESC.

    Faça uma tentativa para ver se resolve no seu caso. Lembrando que o atalho para resetar pode ser diferente para seu teclado, consulte o fabricante.

    Tentei fazer o factory reset, o meu é um royal kludge rkg87, mas não deu certo. As teclas sem segurar Fn são considerados atalhos, mas fora do local e caso aperte Fn, nesse caso funciona os atalhos corretamente, mas nada de funcionar as teclas F1-F12.

    Eu tenho de conseguir fazer algo, que quando o sistema inicie, faça a alteração do hid para 2, o equivalente que faço na mão depois que entro no Gnome.
    echo 2 | sudo tee /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode

    @trprado disse:

    @Gideon disse:
    Boa noite @trprado !

    Hoje tive um problema com meu teclado mecânico onde as teclas de 1 à 6 estavam trocadas com as teclas de 7 à (-).

    Resolvi o problema resetando de fábrica do firmware do teclado, no meu caso é a combinação de teclas FN + ESC.

    Faça uma tentativa para ver se resolve no seu caso. Lembrando que o atalho para resetar pode ser diferente para seu teclado, consulte o fabricante.

    Tentei fazer o factory reset, o meu é um royal kludge rkg87, mas não deu certo. As teclas sem segurar Fn são considerados atalhos, mas fora do local e caso aperte Fn, nesse caso funciona os atalhos corretamente, mas nada de funcionar as teclas F1-F12.

    Eu tenho de conseguir fazer algo, que quando o sistema inicie, faça a alteração do hid para 2, o equivalente que faço na mão depois que entro no Gnome.
    echo 2 | sudo tee /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode

    Já que as alternativas não funcionaram, vc pode automatizar esse comando para que ele seja executado no boot do sistema.

    Uma alternativa para isso é criar o arquivo rc.local no diretório /etc/rc.d.

    sudo nano /etc/rc.d/rc.local
    

    E cole o conteúdo do script abaixo:

    #!/bin/env bash
    # THIS FILE IS ADDED FOR COMPATIBILITY PURPOSES
    #
    # It is highly advisable to create own systemd services or udev rules
    # to run scripts during boot instead of using this file.
    #
    # In contrast to previous versions due to parallel execution during boot
    # this script will NOT be run after all other services.
    #
    # Please note that you must run 'chmod +x /etc/rc.d/rc.local' to ensure
    # that this script will be executed during boot.
    
    echo 2 > /sys/module/hid_apple/parameters/fnmode
    

    Use os atalhos CTRL+s para salvar e CTRL+x para sair. Para este script estou supondo que o arquivo "/sys/module/hid_apple/parameters/fnmode" já exista.

    Agora é necessário dar permissão de execução para o arquivo rc.local.

    sudo chmod +x /etc/rc.d/rc.local
    

    Vou fazer o teste e depois dou retorno se tudo ocorreu bem.

  • Deu certo. Criando o rc.local para executar com o boot do sistema funcionou. Obrigado @Gideon

Esta discussão está fechada.