[TUTORIAL] Adaptador Wireless TP-LINK TL-WN821N - RTL8192EU

leandroramos
editado novembro 2019 em Hardware

Nota importante

O driver que vou usar serve para qualquer adaptador wireless que use o chipset RTL8192EU

Tutorial adaptado de https://github.com/Mange/rtl8192eu-linux-driver
Com referências da documentação oficial do Fedora - GRUB e Dracut - para fazer a adaptação do tutorial original (feito para Debian/Ubuntu).

Instalando as dependências

sudo dnf install git dkms kernel-headers @development-tools

Fazendo o clone do repositório

git clone https://github.com/Mange/rtl8192eu-linux-driver

Instalando o driver

Entre na pasta do driver
cd rtl8192eu-linux-driver

Adicione o driver ao dkms
Obs.: repare no ponto (.) no final do comando
sudo dkms add .

Compile e instale o driver
sudo dkms install rtl8192eu/1.0

Coloque o driver genérico na blacklist para que não seja carregado
echo "blacklist rtl8xxxu" | sudo tee /etc/modprobe.d/rtl8xxxu.conf

Coloque o driver para ser carregado com o sistema
echo -e "8192eu\n\nloop" | sudo tee /etc/modules-load.d/rtl8192eu.conf

Atualize o GRUB
sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg

Se seu sistema for EFI
sudo grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg

Sobrescreva o initramfs
sudo dracut --force

Reinicie o sistema
systemctl reboot -i

Se tiverem alguma dúvida ou encontrarem algum problema no tutorial, comentem abaixo. Abraços!

Comentários

  • Acabei de validar o tutorial, funciona rsrs.

  • Ótimo! Eu tive um de outra marca, mas com esse chipset e tive que deixar de usar pois não tinha performance com o driver nativo do linux.

  • @Flira00 pois é. Eu não usava o Fedora em casa por causa disso, até que resolvi pegar o driver e instalar com o dkms. Foi bom pq eu nem conhecia o dracut kkkk

  • Flira00
    editado novembro 2019

    @leandroramos Então o problema era só com o Fedora??? Outras distros estavam de boa? rsrsrs... bom, eu troquei o adaptador, mas o Fedora fica. rsrsrs

  • @Flira00 Não, o adaptador não funcionava em outras distros também, mas o tutorial no Github era só para Debian/Ubuntu/Derivados - minha preguiça era de adaptar para o Fedora (alguns comandos e arquivos são diferentes).

  • @leandroramos Ah tá!! Ótimo então! Já fica a dica ai pra galera que serve no Fedora também! :)

  • nandeco
    editado março 2020

    Não sei se alguém ainda vai ler esse tópico.
    Desde que migrei para o Fedora eu sempre utilizei uma gambiarra para ter wifi.

    Uma vez que o sistema reconhecia o adaptador mas não conectava nas redes percebi que poderia ser alguma configuração. Pesquisando percebi que tinha a ver com a randomização do MAC.

    O que eu fazia era:
    sudo vi /etc/NetworkManager/conf.d/disable_mac_rand.conf

    Dentro do aquivo colocava o seguinte:
    [device] wifi.scan-rand-mac-address=no

    Então reiniciava o NetworkManager com o comando
    sudo systemctl restart NetworkManager

    A placa wifi do meu note queimou por isso utilizo um dongle. Com o método que utilizava conseguia conectar nas redes e utilizar o adaptador wifi porém a performance não era o que deveria.

    Com o método que o @leandroramos postou o sinal ficou exatamente como deveria ser 100% .

  • Muito obrigado, @nandeco - eu ainda uso o método que você mostrou para uma outra situação, no Debian. Obrigado por complementar o post.

  • @leandroramos Feliz em trazer um pouco mais de informação para o forum e ajudar...

  • As atualizações de kernel quebram o driver?

  • Digite seu comentário> @Vinin disse:

    As atualizações de kernel quebram o driver?

    Esse é o melhor de tudo, elas NÃO QUEBRAM!!!
    Pode atualizar tranquilo!

  • Funciona muito bem com FEDORA 34, parabéns...

  • Opa, tudo bom? Funcionou perfeitamente, mas tive de atualizar o sistema antes de seguir seu tutorial, gratidão amigo, forte abraço!

  • pdiniz
    editado maio 2022

    Tutorial fantástico.. Resolveu minha vida aqui.
    Fedora 35 em 2022, kernel 5.14.10-300.fc35.x86_64
    Grato, Leandro.