O driver que vou usar serve para qualquer adaptador wireless que use o chipset RTL8192EU
Tutorial adaptado de https://github.com/Mange/rtl8192eu-linux-driver
Com referências da documentação oficial do Fedora - GRUB e Dracut - para fazer a adaptação do tutorial original (feito para Debian/Ubuntu).
sudo dnf install git dkms kernel-headers @development-tools
git clone https://github.com/Mange/rtl8192eu-linux-driver
Entre na pasta do driver
cd rtl8192eu-linux-driver
Adicione o driver ao dkms
Obs.: repare no ponto (.) no final do comando
sudo dkms add .
Compile e instale o driver
sudo dkms install rtl8192eu/1.0
Coloque o driver genérico na blacklist para que não seja carregado
echo "blacklist rtl8xxxu" | sudo tee /etc/modprobe.d/rtl8xxxu.conf
Coloque o driver para ser carregado com o sistema
echo -e "8192eu\n\nloop" | sudo tee /etc/modules-load.d/rtl8192eu.conf
Atualize o GRUB
sudo grub2-mkconfig -o /boot/grub2/grub.cfg
Se seu sistema for EFI
sudo grub2-mkconfig -o /boot/efi/EFI/fedora/grub.cfg
Sobrescreva o initramfs
sudo dracut --force
Reinicie o sistema
systemctl reboot -i
Se tiverem alguma dúvida ou encontrarem algum problema no tutorial, comentem abaixo. Abraços!
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Acabei de validar o tutorial, funciona rsrs.
Ótimo! Eu tive um de outra marca, mas com esse chipset e tive que deixar de usar pois não tinha performance com o driver nativo do linux.
@Flira00 pois é. Eu não usava o Fedora em casa por causa disso, até que resolvi pegar o driver e instalar com o dkms. Foi bom pq eu nem conhecia o dracut kkkk
@leandroramos Então o problema era só com o Fedora??? Outras distros estavam de boa? rsrsrs... bom, eu troquei o adaptador, mas o Fedora fica. rsrsrs
@Flira00 Não, o adaptador não funcionava em outras distros também, mas o tutorial no Github era só para Debian/Ubuntu/Derivados - minha preguiça era de adaptar para o Fedora (alguns comandos e arquivos são diferentes).
@leandroramos Ah tá!! Ótimo então! Já fica a dica ai pra galera que serve no Fedora também!
Não sei se alguém ainda vai ler esse tópico.
Desde que migrei para o Fedora eu sempre utilizei uma gambiarra para ter wifi.
Uma vez que o sistema reconhecia o adaptador mas não conectava nas redes percebi que poderia ser alguma configuração. Pesquisando percebi que tinha a ver com a randomização do MAC.
O que eu fazia era:
sudo vi /etc/NetworkManager/conf.d/disable_mac_rand.conf
Dentro do aquivo colocava o seguinte:
[device] wifi.scan-rand-mac-address=no
Então reiniciava o NetworkManager com o comando
sudo systemctl restart NetworkManager
A placa wifi do meu note queimou por isso utilizo um dongle. Com o método que utilizava conseguia conectar nas redes e utilizar o adaptador wifi porém a performance não era o que deveria.
Com o método que o @leandroramos postou o sinal ficou exatamente como deveria ser 100% .
Muito obrigado, @nandeco - eu ainda uso o método que você mostrou para uma outra situação, no Debian. Obrigado por complementar o post.
@leandroramos Feliz em trazer um pouco mais de informação para o forum e ajudar...
As atualizações de kernel quebram o driver?
Digite seu comentário> @Vinin disse:
Esse é o melhor de tudo, elas NÃO QUEBRAM!!!
Pode atualizar tranquilo!